sexta-feira, 22 de maio de 2015

22 DE MAIO - MORRISSEY

EFEMÉRIDE – Steven Patrick Morrissey, cantor e compositor inglês, nasceu em Davyhulme no dia 22 de Maio de 1959. Depois de actuar em várias pequenas bandas, co-fundou em 1982 o grupo The Smiths, juntamente com o guitarrista Johnny Marr. Vieram a ter grande influência no rock alternativo mundial. Quando a banda terminou em 1987, devido à degradação das relações entre os dois músicos, Morrissey passou a desenvolver uma carreira a solo bem sucedida, sendo um dos poucos artistas a ter músicas no Top 10 de Vendas de Discos do Reino Unido em três décadas diferentes.
O seu primeiro disco, “Viva Hate”, foi editado em Março de 1988, seis meses após a separação dos Smiths, e teve bastante êxito. Depois de alguns singles, lançou a sua primeira colectânea, “Bona Drag”, em 1990.
Em 1991, juntamente com Mark E. Nevin, do Fairground Attraction, lançou “Kill Uncle”. Iniciou seguidamente uma parceria duradoura com os guitarristas Alain Whyte e Boz Boorer, tendo lançado os seus melhores trabalhos: “Your Arsenal” em 1992 e “Vauxhall and I” em 1994. No ano seguinte, gravou “Southpaw Grammar” e, em 1997, “Maladjusted”.
Ficou depois um largo período sem editora, mas fez várias tournées. Em 2000, apresentou quatro shows no Brasil.
Em 2004, assinou contrato com a Sanctuary Records e foi lançado “You Are the Quarry”, com grande sucesso junto da crítica e do público. Em 2006, gravou “Ringleader of the Tormentors” e iniciou nova parceria com o guitarrista Jesse Tobias. Em Dezembro, no concurso televisivo inglês “O Maior Ícone Britânico Vivo”, Morrissey classificou-se em segundo lugar, logo a seguir a David Attenborough e à frente de nomes importantes, como Paul McCartney. Em 2009, lançou mais um disco de músicas originais, a que chamou “Years of Refusal”.
Os seus concertos ficaram célebres devido ao número incrível de pessoas que constantemente invadiam o palco, para poderem tocar no seu ídolo. Vários espectáculos tiveram de ser mesmo interrompidos por causa da quantidade de pessoas ao redor do cantor, tentando agarrá-lo.
Em 2012, fez uma longa tournée mundial, actuando na América do Sul, na Ásia e na Europa. Cantou no Manchester Arena no fim de Julho, com bilhetes esgotados e uma assistência de 20 000 espectadores. Interrompeu a digressão no Outono, devido à hospitalização da mãe.
Em Outubro de 2013, foi publicada a sua autobiografia. O lançamento do livro causou polémica, porque foi editado pela Penguin Classics, que até então só publicava clássicos da literatura de autores consagrados. O livro entrou na lista dos mais vendidos do Reino Unido, com cerca de 35 000 exemplares adquiridos só na primeira semana.
Segundo o site da revista “The Hollywood Reporter” (2012), Moz – como é chamado também pelos seus fãs – afirmou ter envelhecido muito rapidamente nos últimos anos e que em breve se reformaria. No entanto, em 2015, já anunciou novos concertos na Europa e na Austrália.
Morrissey é vegetariano desde a idade de onze anos e é um activo defensor dos direitos dos animais. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...