domingo, 24 de maio de 2015

24 DE MAIO - NICOLAU DOS REIS LOBATO

EFEMÉRIDENicolau dos Reis Lobato, político e guerrilheiro timorense, nasceu em Soibada no dia 24 de Maio de 1946. Morreu em Turiscai, em 31 de Dezembro de 1978. Fez os estudos primários no Colégio Nuno Alvares Pereira. Estudou depois no Seminário Menor de Nossa Senhora de Fátima, em Dare, onde concluiu o 5º ano de Humanidades, com distinção em todas as matérias, com destaque para Português e Matemática.
Depois de deixar o seminário, o seu maior desejo era formar-se em Direito, vindo para Coimbra, mas a doença do pai, a educação dos irmãos mais novos e a falta de apoio financeiro do então governo português impediram-no de realizar este sonho. Prosseguiu os estudos secundários no Liceu Dr. Francisco Machado, em Díli, onde concluiu com boas notas as cadeiras de Filosofia, Organização Politica e Administrativa da Nação e Português (7º Ano). Em 1966, foi incorporado no exército português.
Regressado à vida civil em 1968, tornou-se funcionário da Missão Agronómica de Timor. Terá lido então, secretamente, os primeiros livros sobre as lutas de libertação nas então colónias portuguesas em África.
Transitou depois para a Repartição das Finanças e conheceu Isabel Barreto com quem se casou em 1972. Praticou várias modalidades desportivas. A esposa seria brutalmente assassinada no Cais de Díli, em 7 de Dezembro 1975, dia da invasão de Timor-Leste pela Indonésia.
Em meados de 1974, no seguimento da Revolução dos Cravos em Portugal, abandonou voluntariamente o funcionalismo público português para se dedicar a tempo inteiro à criação da ASDT/FRETILIN e à luta da libertação nacional de Timor-Leste.
Católico praticante, devoto de Nossa Senhora de Aitara, empenhou-se pessoalmente em transportar a estátua da Virgem, escondendo-a em Soibada, para que não fosse profanada.
Lutou, ao lado da FRETILIN, contra a ocupação militar da Indonésia no final de 1975. Foi primeiro-ministro de Novembro a Dezembro de 1975 e presidente de Timor-Leste em 1977/78, No último dia de 1978, foi apanhado numa emboscada pelas forças especiais da Indonésia e assassinado com um tiro no estômago. O seu corpo foi levado para Díli para ser visto pela imprensa indonésia.
Nicolau dos Reis Lobato é considerado um dos heróis nacionais timorenses e, devido à sua reputação, foi dado o seu nome ao aeroporto internacional de Timor-Leste, a uma avenida e ao Palácio Presidencial em Díli.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...