segunda-feira, 25 de maio de 2015

25 DE MAIO - DESMOND DEKKER

EFEMÉRIDEDesmond Dekker, de seu verdadeiro nome Desmond Adolphus Dacres, cantor e compositor jamaicano, morreu em Surrey, na Inglaterra, em 25 Maio de 2006. Nascera em Kingston no dia 16 de Julho de 1941. Foi o primeiro artista jamaicano a ser considerado uma lenda do reggae. Os seus maiores sucessos foram “Israelites” e “007 (Shanty Town)”.
Foi um dos pioneiros do skinhead reggae, sendo mencionado em canções de diversos músicos ao longo dos anos, como The Beatles em “Ob-La-Di, Ob-La-Da”, Rancid em “Roots Radicals” e Frank Black em “Parry the Wind High Low”, entre outros.
Desmond perdeu os pais durante a adolescência e começou a trabalhar como soldador. No trabalho, era encorajado pelos colegas a cantar e, por esse motivo, no ano de 1961, resolveu participar em duas audições, uma para a Studio One e outra para a Treasure Isle.
Nenhuma destas editoras ficou impressionada com Desmond, que resolveu tentar ser ouvido pelo conceituado Leslie Kong. Foi contratado, mas não pôde gravar até 1963, pois Leslie Kong estava à espera que Desmond lhe apresentasse a “música perfeita”. E foi com “Honour Your Father and Mother” que isso aconteceu. A composição foi um êxito e, logo a seguir, vieram “Sinners Come Home” e “Labour for Learning”. Foi nessa época que Desmond mudou o seu apelido Dacres para Dekker.
Com a composição “007 (Shanty Town)”, tornou-se um ícone e uma das figuras mais importantes deste tipo de música. Vários títulos de Dekker foram sucessos que permitiram fazer descobrir ao mundo a música jamaicana, antes de Bob Marley. Assinale-se, a título de exemplo: “Sinners Come Home” e “Labour for learning” (1964) e “King of Ska” (1965).
Em 1968, venceu a National Song Competition da Jamaica, com “Intensified”. No final dos anos 1970, assinou com a Stiff Records e ali permaneceu de 1980 a 1983. Ainda nos anos 1980, foi contratado pela Trojan Records, que também relançou muitos dos seus álbuns.
Ao longo dos anos, fez um sem número de shows pelo mundo, principalmente pela Europa. Morreu de ataque cardíaco, na sua residência nos arredores de Londres, precisamente quando ia iniciar uma nova tournée pela Europa. Foi sepultado no cemitério londrino de Streatham Vale.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...