terça-feira, 26 de maio de 2015

26 DE MAIO - MUHAMMED FARIS

EFEMÉRIDE Muhammed Ahmed Faris, piloto militar e cosmonauta sírio, nasceu em Alepo no dia 26 de Maio de 1951. Foi o segundo árabe e o primeiro e único cidadão da Síria a ter estado no espaço.
Faris era coronel da Força Aérea Síria e especializara-se em navegação, quando foi seleccionado, em Setembro de 1985, para participar do programa espacial Intercosmos, criado nos anos 1977 pela URSS, para levar ao espaço cosmonautas de outros países.
Depois de ter passado por um período de treino na Cidade das Estrelas, Muhammed Faris viajou em Julho de 1987, como “cosmonauta pesquisador”, na nave Soyuz TM-3, ficando mais de uma semana na estação orbital russa Mir e regressando à Terra na Soyuz TM-2.
Após o voo, voltou para Força Aérea do seu país e recebeu do governo soviético a Ordem de Lenine e o título de Herói da União Soviética.
Em Abril de 2012, no contexto do conflito sírio de 2011/14, desertou e foi para a Turquia. Antes de fugir da Síria, dirigiu-se ao quartel-general dos rebeldes em Alepo, para lhes testemunhar o seu apoio. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...