segunda-feira, 1 de junho de 2015

1 DE JUNHO - LESLIE HOWARD

EFEMÉRIDELeslie Howard Stainer, actor, realizador e produtor de cinema britânico, morreu no Golfo da Biscaia em 1 de Junho de 1943. Nascera em Londres no dia 3 de Abril de 1893.
O pai era húngaro e a mãe inglesa, ambos de origem judaica. Trabalhou como bancário até ao início da Primeira Guerra Mundial, ocasião em que se alistou no exército, que teve porém de abandonar em 1917 por sofrer de stress pós traumático. Começou a representar, como forma de terapia. Iniciou-se então no teatro e, em breve, já estava a fazer sucesso em Londres e em Nova Iorque. Fez depois vários filmes mudos, como actor e como produtor.
Em 1930, fez o primeiro filme falado, “Outward Bound”, adaptação de uma peça que ele já tinha protagonizado. Em 1939, interpretou Ashley Wilkes, na película “E tudo o vento levou”, personagem que ficaria para sempre associado à sua pessoa.
Com o início da Segunda Guerra Mundial, Leslie Howard direccionou as suas energias para os esforços de guerra, dirigindo filmes, escrevendo artigos e participando em programas radiofónicos. Morreu quando o avião da companhia britânica BOAC, em que viajava de Lisboa para a Inglaterra, foi abatido por aviões da Luftwaffe sobre o Golfo da Biscaia. Espiões alemães em Lisboa confundiram o agente de Howard, Alfred Chenhalls, corpulento e fumador de charutos, com Winston Churchill e pensaram que era o primeiro-ministro britânico que ia a bordo, regressando anonimamente do norte de África.
Leslie Howard foi nomeado duas vezes para o Oscar de Melhor Actor (1933 e 1938) e recebeu a Volpi Cup de Melhor Actor no Festival de Veneza em 1938. Tem uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...