segunda-feira, 15 de junho de 2015

15 DE JUNHO - RAYMOND DEVOS

EFEMÉRIDERaymond Devos, actor e humorista francês (célebre pelo jogo de palavras, a mímica, os trocadilhos, o absurdo e o humor das suas actuações), morreu em Saint-Rémy-lès-Chevreuse no dia 15 de Junho de 2006. Nascera em Mouscron, na Bélgica, em 9 de Novembro de 1922.
A família deixou a Bélgica em 1924, para se instalar em Tourcoing (França). Na escola, descobriu o jeito para contar histórias e cativar os auditórios, mas terminou a sua educação aos 13 anos, em virtude dos problemas financeiros dos pais. Tornou-se um eterno estudante (autodidacta) da língua e da cultura francesa. Com um pai que tocava órgão e piano, uma mãe que dominava o violino e o bandolim e um tio que tocava clarinete, Raymond aprendeu, praticamente sozinho, a tocar mais de sete instrumentos.
Aproveitava todos os momentos livres para ver espectáculos de rua e de feiras, sentindo-se atraído pela vida artística. Enquanto esperava que a ocasião surgisse, exerceu diversos ofícios, desde moço de recados até vendedor de livros, passando por muitos outros. 
Com o deflagrar da Segunda Guerra Mundial, foi requisitado para o serviço militar obrigatório. Para animar os seus companheiros, organizava pequenos espectáculos. Foi depois deportado para campos de trabalho na Alemanha, onde foi encontrar prisioneiros de várias nacionalidades. Desenvolveu então as suas qualidades de mímica, que irá mais tarde aperfeiçoar na escola de Étienne Decroux, onde conheceu o famoso Marcel Marceau.
Seguiu depois cursos de teatro de Tania Balachova e Henri Rollan. Em 1948, montou um número burlesco com André Gille e Georges Denis.
A sua carreira começou, verdadeiramente, quando apareceu na primeira parte de uma actuação de Maurice Chevalier, no Alhambra, em Paris. Multiplicou então as suas apresentações em pequenas salas de espectáculo e, em breve, nas maiores, como no Bobino e no Olympia de Paris. Enriqueceu os seus shows com números de equilibrismo e ilusionismo. Era um homem-espectáculo disputado pelos maiores empresários e programas de televisão.
Vítima de um AVC no fim de 2005, foi de novo hospitalizado em Fevereiro de 2006, acabando por falecer em sua casa quatro meses depois. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...