terça-feira, 2 de junho de 2015

2 DE JUNHO - SOFIA APARÍCIO

EFEMÉRIDE Sofia Aparício, manequim e actriz portuguesa, nasceu em Viana do Castelo no dia 2 de Junho de 1970. Iniciou a sua carreira de modelo aos 13 anos, pela mão do estilista José Carlos. Depois de ter vivido em Angola e no Minho, aos oito anos veio morar para Lisboa. A mãe era cliente do costureiro José Carlos e este desafiou-a a deixar desfilar a filha que, apenas com 13 anos, já media 1,77m.
A experiência correu bem e, aos 15 anos, fez um curso de manequim na escola de Bryan MacCarthy. Começou a desfilar e a posar para os principais criadores portugueses até que, em 1987, com 17 anos, venceu o concurso Miss Wonderland. Na altura, frequentava o curso de Gestão na Universidade Católica, mas optou por fazer carreira na moda e interrompeu os estudos. Com 20 anos, ganhou a edição nacional do concurso Look of The Year e representou Portugal na versão internacional deste mesmo certame, em 1992.
Paralelamente à carreira de modelo, a partir de 1994, começou a desenvolver actividade na televisão, apresentando o concurso para eleição da Miss de Portugal. Ainda nesse ano, tornou-se apresentadora do programa de moda da RTP186-60-86, que viria a ser uma das referências televisivas da época. Tanto nos ecrãs como nas passerelles, Sofia Aparício tornou-se conhecida por mudar constantemente de visual, tendo inclusivamente chegado a aparecer com o cabelo totalmente rapado.
As suas experiências fora do mundo da moda estenderam-se também ao teatro, tendo a estreia ocorrido em 1997, quando participou na peça “A Dama das Camélias”, encenada por Carlos Avilez. A partir daí, somou participações em peças de teatro, filmes e séries televisivas.
Em 1998, abandonou a agência Look Elite e passou a ser representada pela Best Models. No ano 2000, despediu-se dos grandes eventos da moda, ao participar no desfile de encerramento da 14.ª edição do Moda Lisboa. Enquanto no activo, participou em todas as edições do Moda Lisboa, tendo sido eleita como um dos símbolos deste evento. Sofia só abre excepções a esta retirada, para desfilar ocasionalmente no Portugal Fashion.
Entre 1994 e 2014, protagonizou 19 séries de televisão. Fez ainda 7 filmes para TV (1999/2011) e 4 peças de teatro (1997/2008). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...