segunda-feira, 22 de junho de 2015

22 DE JUNHO - BILLY WILDER

EFEMÉRIDE – Samuel “BillyWilder, realizador de cinema norte-americano, de origem judaica, nasceu em Sucha, na actual Polónia, em 22 de Junho de 1906. Morreu em Beverly Hills no dia 27 de Março de 2002. A sua carreira de guionista, realizador e produtor estendeu-se por mais de 50 anos e cerca de 60 filmes. Ele é lembrado como um dos mais brilhantes cineastas da sua época, em Hollywood, e grande parte dos seus filmes foram aclamados pelo público e pela crítica.
Quatro das suas películas estão no Top 100 do American Film Institute, como acontece igualmente com Alfred Hitchcock e Stanley Kubrick. Dirigiu catorze actores que foram nomeados para os Oscars. Numa classificação do magazine “Sight & Sound”, figura em 7º lugar entre os maiores realizadores. Em 1986, recebeu um prémio do American Film Institute pela «sua notável carreira».
Pretendeu tornar-se advogado, mas quando se mudou para Viena, na Áustria, abandonou a ideia, tornando-se jornalista e crítico de espectáculos, sobretudo de cinema. Em 1926, fixou-se em Berlim e, com a experiência adquirida, trabalhou no “Berliner Zeitung am Mittag” e num grande tablóide. Iniciou entretanto a sua carreira no cinema como guionista, em 1929. Após a ascensão de Hitler ao poder, em 1933, emigrou para França e, depois, para os Estados Unidos. A mãe e os avós morreram em Auschwitz.
Apesar de ainda não falar inglês quando chegou a Hollywood, aprendeu rapidamente o idioma e contou com a ajuda de Peter Lorre para ingressar na indústria cinematográfica norte-americana. Em parceria com Charles Brackett, escreveu clássicos como “Ninotchka” (1939) e “Ball of Fire” (1941). A partir de 1942, a dupla começou a fazer filmes, com Brackett como produtor e Wilder na realização. São dessa época, películas como “Double Indemnity” (1944), “Five Graves to Cairo” (1943), “The Lost Weekend” (Oscars de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Guião, 1945) e “Sunset Boulevard” (Oscar de Melhor Guião, 1950).
Os filmes que se seguiram foram produzidos por ele mesmo, como “Ace in the Hole” (1951) e as comédias “Some Like It Hot” (1959) e “The Apartment” (1960), que recebeu os Oscars de Melhor Filme e Melhor Realizador. Entre os seus actores preferidos, podem citar-se – entre outros – Jack Lemmon, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e Shirley MacLaine.
Abrandou a sua actividade nos anos 1960/70, reformando-se em 1981. Faleceu vítima de pneumonia, aos 95 anos de idade, após ter enfrentado problemas de saúde, incluindo um cancro. Foi sepultado no Westwood Village Memorial Park Cemetery em Westwood (Los Angeles).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...