quarta-feira, 24 de junho de 2015

24 DE JUNHO - ELI WALLACH

EFEMÉRIDEEli Herschel Wallach, actor norte-americano de origem judaica, morreu em Nova Iorque no dia 24 de Junho de 2014. Nascera na mesma cidade em 7 de Dezembro de 1915. Foi um dos mais destacados actores de Hollywood. Contracenou com nomes de peso do cinema, como Clark Gable, Steve MacQueen, Yul Brynner, Lee Van Cleef, Al Pacino, Marilyn Monroe, Montgomery Clift, Peter O'Toole e Clint Eastwood.
Diplomou-se na Universidade do Texas, fazendo também o mestrado de Artes. Durante a Segunda Guerra Mundial, ingressou na vida militar, prestando serviço como sargento-chefe e depois tenente, num hospital no Hawaï.
Nos anos 1940, depois da guerra, fez várias pecas teatrais, tanto na Broadway como numa companhia itinerante. Em 1951, recebeu um Tony award pelo seu desempenho em “A Rosa Tatuada” de Tennessee Williams.
Trabalhou com o famoso realizador Sergio Leone, participando num dos filmes da conhecida “Trilogia dos Dólares”, em que fez o papel que mais o celebrizou na sua carreira.
Logo na sua estreia no cinema, ganhou um prémio BAFTA pela sua actuação em “Baby Doll” de Elia Kazan (1956). Recebeu também um Emmy Award, com “The Poppy Is Also a Flower”. Foi galardoado com um Oscar Honorário pelo conjunto da sua carreira, em Novembro de 2010.
No começo dos anos 2000, perdeu a visão do olho esquerdo, devido a um AVC. Em 2005, publicou a sua autobiografia “The Good, the Bad and Me”. Foi casado durante 66 anos com a actriz Anne Jackson, com quem teve três filhos. Faleceu com 98 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...