sexta-feira, 17 de julho de 2015

17 DE JULHO - JOSÉ VIANA BAPTISTA

EFEMÉRIDEJosé Carlos Pinto Soromenho Viana Baptista, político e gestor português, morreu em Lisboa no dia 17 de Julho de 2004. Nascera no Seixal, em 6 de Outubro de 1931.
Licenciou-se em Engenharia Mecânica, no Instituto Superior Técnico, em 1955. Começou a sua actividade profissional na TAP, em 1956, onde permaneceu durante 20 anos, desempenhando cargos como director de Manutenção, de Engenharia, de Planeamento e de Organização.
Entre 1976 e 1979, foi assessor do Ministério dos Transportes e Comunicações, tendo depois presidido à Comissão Instaladora e ao Conselho de Gerência da ANA – Aeroportos e Navegação Aérea. Em Janeiro de 1980, foi nomeado ministro dos Transportes e Comunicações no VI Governo Constitucional presidido por Francisco Sá Carneiro, assumindo depois a pasta da Habitação, Obras Públicas e Transportes, nos VII e VIII Governos Constitucionais, liderados por Pinto Balsemão.
Depois de abandonar o governo, em 1983, foi nomeado presidente do Instituto de Investimento Estrangeiro e, em 1986, ingressou no Conselho de Administração dos CTT e TLP. Em 1992, foi nomeado presidente da Petrogal, de onde saiu em 1995, após a privatização da empresa. Ocupou ainda cargos administrativos nos grupos Sonae e Edifer.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...