sexta-feira, 14 de agosto de 2015

14 DE AGOSTO - ROSA RAMALHO

EFEMÉRIDERosa Ramalho, de seu verdadeiro nome Rosa Barbosa Lopes, ceramista e figura emblemática da olaria tradicional portuguesa, nasceu em São Martinho de Galegos, Barcelos, no dia 14 de Agosto de 1888. Morreu na mesma localidade em 24 de Setembro de 1977.
Filha de um sapateiro e de uma tecedeira, casou-se aos 18 anos com um moleiro e teve sete filhos. Aprendeu a trabalhar o barro desde muito nova, mas interrompeu a actividade durante cerca de 50 anos para cuidar da família. Só após a morte do marido, e já com 68 anos de idade, retomou o trabalho com o barro e começou a criar as figuras que a tornaram famosa. As suas peças simultaneamente dramáticas e fantasistas, denotadoras de uma imaginação prodigiosa, distinguiam-na de outros ceramistas e oleiros e proporcionaram-lhe uma fama que ultrapassou fronteiras.
Foi ao pintor António Quadros que se ficou a dever a descoberta de Rosa Ramalho pela crítica artística e a sua divulgação nos meios culturais.
Em 1968, recebeu a medalha As Artes ao Serviço da Nação. Nesse ano, foi apresentada na Feira de Artesanato de Cascais e os seus trabalhos passaram a ser procurados por milhares de portugueses e estrangeiros.
Foi enterrada no pequeno cemitério de São Martinho e a população de Barcelos dirigiu, logo na ocasião, uma petição ao governo no sentido de transformar o barracão e o telheiro onde ela trabalhava num museu de cerâmica com o seu nome.
Foi a primeira ceramista a ser conhecida individualmente pelo próprio nome e teve o reconhecimento, entre outros, da Presidência da República que, em Abril de 1981, a título póstumo, lhe atribuiu o grau de Dama da Ordem de Sant'Iago da Espada.
Sobre a artista, há um livro de Mário Cláudio (“Rosa” de 1988, integrado na “Trilogia da mão”) e uma curta-metragem documental de Nuno Paulo Bouça (“À volta de Rosa Ramalho” de 1996). Actualmente, dá o nome a uma rua da cidade de Barcelos e a uma escola da freguesia de Barcelinhos. O seu trabalho tem sido continuado pela neta Júlia Ramalho, que já a acompanhava nos trabalhos efectuados no velho telheiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...