domingo, 16 de agosto de 2015

16 DE AGOSTO - HAROLDO DE CAMPOS

EFEMÉRIDEHaroldo Eurico Browne de Campos, poeta, ensaísta, crítico e tradutor brasileiro, morreu em São Paulo no dia 16 de Agosto de 2003. Nascera na mesma cidade em 19 de Agosto de 1929.
Fez os estudos secundários no Colégio São Bento, onde aprendeu os primeiros idiomas estrangeiros, como latim, inglês, espanhol e francês. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no final da década de 1940, lançando o seu primeiro livro “O Auto do Possesso”em 1949, quando – ao lado de Décio Pignatari – participava no Clube de Poesia.
Em 1952, Décio, Haroldo e o seu irmão Augusto de Campos romperam com o Clube, por divergirem quanto ao conservadorismo predominante entre os poetas, conhecidos como Geração de 45. Fundaram então o grupo Noigandres, passando a publicar poemas na sua revista, que tinha o mesmo título. Nos anos seguintes, defendeu as teses que levariam os três a inaugurar, em 1956, o movimento concretista, ao qual se manteve fiel até 1963, quando iniciou uma trajectória particular, centrando as suas atenções no projecto do livro/poema “Galáxias”.
Haroldo doutorou-se na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, tendo sido professor na PUC-SP, bem como na Universidade do Texas, em Austin. Dirigiu até ao final da sua vida a colecção Signos da Editora Perspectiva.
 “Transcriou” em português poemas de autores como Homero, Dante, Mallarmé, Goethe, Ezra Pound e Mayakovski, além de textos bíblicos, como o “Génesis” e o “Eclesiastes”. Publicou ainda numerosos ensaios de teoria literária, entre eles “A Arte no Horizonte do Provável” (1969). Traduziu também para português a “Ilíada” de Homero.
A sua biografia foi incluída na “Enciclopédia Britânica” em 1997. Venceu o Prémio Octavio Paz de Poesía y Ensayo, no México, em 1999. Neste mesmo ano, as Universidades de Yale e de Oxford organizaram conferências sobre a sua obra, comemorando assim os seus setenta anos de idade. Venceu por cinco vezes o prestigiado Prémio Jabuti (1991, 1993, 1994, 1999 e 2002).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...