segunda-feira, 17 de agosto de 2015

17 DE AGOSTO - ROBERT DE NIRO

EFEMÉRIDERobert De Niro Jr., actor, realizador e produtor de cinema norte-americano, nasceu em Nova Iorque (Greenwich Village) no dia 17 de Agosto de 1943. Os seus primeiros papéis principais tiveram lugar nos filmes “Bang the Drum Slowly” e “Os Cavaleiros do Asfalto”, ambos de 1973. No ano seguinte, actuou no clássico “ O Padrinho: Parte 2, interpretando o jovem Vito Corleone, papel com o qual ganhou o Oscar de Melhor Actor Secundário.
De Niro é conhecido pela sua longa colaboração com o realizador Martin Scorsese, que começou em 1973 (“Mean Streets”). Desde então, protagonizou diversos filmes deste realizador, todos muito apreciados pela crítica. Recebeu o Oscar de Melhor Actor pelo filme “Raging Bull” e foi nomeado para o Oscar por “Taxi Driver” (1976) e “Cape Fear” (1991). Foi também nomeado para diversos prémios com “The Deer Hunter” de 1978 e “Awakenings” de 1990. No mesmo ano, a sua actuação em “Goodfellas” rendeu-lhe uma nomeação para o prémio BAFTA. Já foi nomeado quatro vezes para o Globo de Ouro de Melhor Actor (1977, 1988, 1999 e 2000). Robert De Niro é consensualmente considerado como um dos melhores actores da história do cinema.
Contrariamente ao que é normalmente suposto, ele é apenas descendente de italianos em 4º grau, sendo descendente mais directo de irlandeses, ingleses, alemães, franceses e holandeses. O actor diz, porém, que «se identifica mais com o seu lado italiano que com os outros lados…».
De Niro tem uma verdadeira paixão por Nova Iorque, particularmente pelo bairro que habita, TriBeCa, na baixa de Manhattan. Desde 1989, investiu na região, tendo aberto um restaurante, uma produtora e, principalmente, criado o festival de cinema independente, TriBeCa Film Festival, evento que vem ganhando importância em cada ano que passa.
Ele é muitas vezes comparado com Al Pacino, actor com quem disputou papéis no início da carreira de ambos. Os dois contracenaram em “O Padrinho: Parte II” de Francis Ford Coppola (1974), “Heat” de Michael Mann (1995) e “Righteous Kill” de Jon Avnet (2008).
Em 2007, entrou no filme de fantasia e aventura “Stardust”, no qual contracenou pela primeira vez com Michelle Pfeiffer.
De Niro é filho do pintor americano Robert De Niro, Sr., falecido em 1993, e é casado com a hospedeira do ar Grace Hightower, desde 1997. Em 1989, abriu a sua própria produtora, a TriBeCa Productions. Raramente dá entrevistas e é uma das celebridades com a vida privada mais recatada. No entanto, é militante do Partido Democrata, tendo apoiado abertamente Bill Clinton, Al Gore e Barack Obama.
Em Outubro de 2003, foi-lhe diagnosticado um cancro na próstata, num ckeck-up de rotina. A doença foi detectada a tempo, fez uma cirurgia, sessões de radioterapia e os médicos garantiram que está curado. 
Ao longo da sua vida, recebeu dois Globos de Ouro, o último dos quais pelo conjunto da sua carreira. Realizou dois filmes: “A Bronx Tale” (1993) e “What Just Happened” (2006).
É considerado um perfeccionista e grande observador dos detalhes respeitantes aos personagens que interpreta. Aumentou 30 kg de peso e aprendeu a jogar boxe, para fazer de Jake LaMotta em “Raging Bull”. Aprendeu igualmente a tocar saxofone, para o filme “New York, New York”. Para a película “Taxi Driver”, andou a conduziu um táxi, de noite, durante várias semanas.
Presidiu aos júris do Festival Internacional do Filme de Moscovo em 1987 e do Festival de Cannes de 2011. Em 2014, a sua fortuna pessoal foi avaliada em 200 milhões de dólares. Em Abril de 2015, revelou que vai interpretar o papel do construtor Enzo Ferrari, num filme de que será igualmente co-produtor. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...