sábado, 22 de agosto de 2015

22 DE AGOSTO - MATS WILANDER

EFEMÉRIDEMats Wilander, ex-tenista profissional sueco e antigo nº 1 mundial, nasceu em Växjö no dia 22 de Agosto de 1964. Durante a sua carreira, ganhou 7 torneios do Grand Slam em simples e 1 em pares. É membro do International Tennis Hall of Fame desde 2002.
É recordado sobretudo pela sua actividade em 1988, quando ganhou três dos quatro torneios do Grand Slam. Foi também importante para a equipa sueca na Taça Davis, com sete finais consecutivas na década de 1980.
Tendo começado muito cedo a praticar a modalidade, brilhou logo nos torneios de juniores. Ganhou o Torneio Roland-Garros de juniores e os Europeus de menos de 16 anos e de menos de 18. Venceu igualmente o Orange Bowl de Miami para menos de 16 anos.
Desde o início como profissional, Wilander confirmou as suas qualidades excepcionais. Venceu o Roland-Garros de 1982, ainda com menos de 18 anos. A sua ascensão foi regular. No ano seguinte, venceu o seu 2º torneio do Grand Slam na Austrália, batendo John McEnroe na meia-final e Ivan Lendl na final.
Conseguiu a performance de ganhar um torneio do Grand Slam por ano, de 1982 a 1985. Durante este período, ficou entre os dez melhores jogadores do mundo, sendo nº 3 em 1985 e nº 2 em 1986. Atravessou depois um período menos bom, retomando os bons resultados no ano seguinte e tornando-se o “delfim” de Ivan Lendl na classificação ATP.
Graças ao seu sangue-frio, à sua regularidade fora do comum e a um sentido de jogo imperturbável, Mats Wilander conseguiu, em 1988, uma época quase perfeita, vencendo quase tudo o que havia para ganhar e sendo finalmente o nº 1 mundial, acabando com o reinado de três anos de Lendl.
Começou então a abrandar o ritmo da sua carreira, conquistando ainda o Torneio de Itaparica de 1990. Em 1995, quando de um torneio de pares em Roland-Garros, Mats Wilander e o checo Karel Nováček foram controlados positivamente numa análise de doping e suspensos por três meses. Pôs um ponto final na sua carreira em 1996, depois de uma última derrota num torneio em Pequim. Não se afastou porém totalmente do ténis, entrando em alguns torneios, sendo capitão da equipa sueca na Taça Davis, treinador de Marat Safin em 2001, de Tatiana Golovin em 2007 e de Paul-Henri Mathieu em 2008. Escreveu regularmente crónicas para o jornal “L'Équipe”, sendo também animador da série televisiva “Game, Set and Mats” no canal da Eurosport.
Wilander disputou contra o americano John McEnroe, em Julho de 1982, o jogo mais longo da história da Taça Davis – 6 horas e 22 minutos, recorde que só seria batido em 2013 (7 horas e 1 minuto num jogo de pares).
Aponte-se como curiosidade que Wilander teve uma operação cirúrgica a um joelho marcada nos Estados Unidos, mas – sentindo-se cansado – decidiu ficar em casa a repousar e não embarcou. O avião que deveria ter tomado (21 de Dezembro de 1988) explodiu em pleno voo, por cima da cidade escocesa de Lockerbie, vítima de atentado terrorista. 1988 foi realmente o seu ano talismã!

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...