domingo, 23 de agosto de 2015

23 DE AGOSTO - NAZIK AL-MALAIKA

EFEMÉRIDENazik Al-Malaika, poetisa iraquiana, nasceu em Bagdad no dia 23 de Agosto de 1922. Morreu no Cairo em 20 de Junho de 2007. Foi a primeira a escrever versos livres em árabe, ao invés da rima clássica.
Publicou a sua primeira recolha de poemas em 1947 (“Ashiqat al-Layl”) e a segunda dois anos depois (“Shazaya wa Ramad”). ´E considerada por muitos como a melhor poetisa iraquiana contemporânea.
Nazik nasceu numa família culta, a mãe sendo também poetisa e o pai professor de Letras. Mostrou o seu talento muito precocemente, escrevendo o primeiro poema quando tinha apenas dez anos de idade.
Obteve em 1944 o diploma do Colégio das Artes de Bagdad e, mais tarde, o mestrado em Literatura Comparada na Universidade de Wisconsin.
Publicou “Qararat al-Mawja” em 1957. O seu último livro foi editado em 1968 – “Árvore da Lua”. Foi professora em várias escolas e na Universidade de Mossoul.
Malaika deixou o seu país em 1970, com o marido e a família, quando da ascensão ao poder do partido Baas. Começaram por viver no Koweit, até à invasão de Saddam Hussein em 1990. Partiram então para o Cairo, onde passou o resto da sua vida. Nazik sofria de diversas doenças, entre elas a de Parkinson. Morreu a dois meses de completar 85 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...