quarta-feira, 26 de agosto de 2015

26 DE AGOSTO - ALFREDO D'ANDRADE

EFEMÉRIDEAlfredo d’Andrade, de seu nome completo Alfredo César Reis Freire de Andrade, pintor e arquitecto português, naturalizado italiano, nasceu em Lisboa no dia 26 de Agosto de 1839. Morreu em Génova, em 30 de Novembro de 1915.
Ainda jovem, com cerca de 15 anos, foi para Itália onde estudou pintura com Calame. Em Génova, viria a ser agraciado com o título honorífico de “Professor de Ornato, Perspectiva e Arquitectura”. A sua obra foi influenciada por Fontesi, com quem contactou em França no ano de 1861.
Alfredo d’Andrade contribuiu largamente para o restauro do Castelo de Turim e do Castelo de Fenis. Devido ao seu profícuo trabalho, deixou-nos cerca de 50 quadros, 1 500 desenhos e 10 000 desenhos de arquitectura.
Uma das suas pinturas (“O Pântano) faz parte do acervo do Museu do Chiado. Foi autor do projecto de alargamento do Terreiro do Paço em Lisboa (1857), o que foi feito à custa de aterros no Tejo.
Recebeu a Comenda de Isabel a Católica (Exposição de Madrid em 1871). Os seus restos mortais encontram-se em Pavone, Itália.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...