quinta-feira, 27 de agosto de 2015

27 DE AGOSTO - ANTONIA FRASER

EFEMÉRIDEAntonia Margaret Caroline (Pakenham) Fraser, biógrafa, historiadora e romancista britânica, nasceu em Londres no dia 27 de Agosto de 1932. Escreveu várias biografias e romances policiais. É viúva do dramaturgo Harold Pinter, vencedor do Nobel de Literatura de 2005 e falecido em 2008. A biografia de Maria Antonieta, que ela escreveu em 2001/02, interessou de tal modo Sofia Coppola, que esta a adaptou ao cinema, realizando o filme “Marie Antoinette”.
O pai era ensaísta e a mãe biógrafa. Dois dos seus irmãos seguiram também a vida literária. Convertida ao catolicismo desde a infância, estudou no Convento Santa Maria de Ascot e na Dragon School de Oxford. Finalizou os estudos no Lady Margaret Hall (Oxford), seguindo o exemplo da mãe.
Em 1956, casou-se com o aristocrata e deputado escocês Hugh Fraser, tendo-se divorciado em 1977, depois de terem seis filhos. Contraiu matrimónio com Harold Pinter em 1980. Antonia só utiliza o apelido “Pinter” em alguns eventos sociais.
O seu primeiro trabalho literário importante foi “Mary, Queen of Scots” (1969). Publicou depois várias outras biografias, incluindo “Cromwell, Our Chief of Men” (1973). Ganhou o Prémio Wolfson History em 1984, com “The Weaker Vessel”, um estudo sobre a vida das mulheres na Inglaterra do século XVII. Antónia Fraser presidiu o clube PEN inglês em 1988/89, sendo igualmente presidente do Comité para os Autores Presos.
Escreveu vários romances policiais, sendo os mais populares aqueles que têm como heroína Jemima Shore, uma jornalista de investigação que trabalha para a televisão. Em 1983, uma série televisiva em doze episódios, inspirada nestes romances, foi transmitida no canal britânico ITV, com Patricia Hodge no principal papel.
Mais recentemente, publicou “The Warrior Queens”, história de diferentes rainhas e princesas que fizeram a guerra, desde a época de Boudicca e de Cleópatra. Antonia Fraser serviu também de redactora-chefe, num grande número de biografias monárquicas.
Em Dezembro de 2010, recebeu a Comenda da Ordem do Império Britânico, «pelos serviços prestados à literatura». 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...