domingo, 30 de agosto de 2015

30 DE AGOSTO - JOÃO JOSÉ FRAÚSTO DA SILVA

EFEMÉRIDEJoão José Rodiles Fraústo da Silva, professor universitário português, Nasceu em Tomar no dia 30 de Agosto de 1933. Licenciado em Engenharia Química Industrial pelo Instituto Superior Técnico, é doutorado em Química pela Universidade de Oxford e em Engenharia Química pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor catedrático do Instituto Superior Técnico e do Instituto de Hidrologia de Lisboa.
Fraústo da Silva ocupou numerosos cargos ao longo da sua carreira. A destacar, entre outros, os de director do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa; presidente do Gabinete de Estudos e Planeamento da Acção Educativa do Ministério da Educação Nacional; fundador e primeiro reitor da Universidade Nova de Lisboa; ministro da Educação e Universidades no VIII Governo Constitucional (pós 25 de Abril); presidente do Instituto Nacional de Administração Pública; presidente da Fundação das DescobertasCentro Cultural de Belém; e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Oriente.
Desempenhou ainda cargos na OCDE, foi professor visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor associado e director do Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi também director da revista “Colóquio — Educação e Sociedade” da Fundação Calouste Gulbenkian.
É autor de três livros, oito manuais didácticos e três teses, tendo mais de 150 artigos científicos publicados em revistas especializadas.
Editou “New-Trends in Bioinorganic Chemistry” para a Academic Press de Londres (1991, com reedições em 1993, 1994 e 1997), obra que recebeu o Prémio Nacional Boa Esperança da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.
Foi galardoado com vários prémios académicos, entre os quais o Prémio Artur Malheiros da Academia das Ciências de Lisboa, da qual é membro efectivo. É também fellow da Royal Society of Chemitry de Londres e membro da Sociedade Portuguesa de Química, da qual foi presidente nacional.
Entre as distinções recebidas, salienta-se: Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública (1973), Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1989) e Oficial da Legião de Honra Francesa (1987). Exerceu as funções de Conselheiro de Estado, por designação do presidente da República, de 1988 até 1996.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...