segunda-feira, 31 de agosto de 2015

31 DE AGOSTO - EMMANUEL NUNES

EFEMÉRIDEEmmanuel Nunes, compositor português, nasceu em Lisboa no dia 31 de Agosto de 1941. Morreu em Paris, em 2 de Setembro de 2012.
Começou a estudar na Academia de Amadores de Música de Lisboa, mas – sem perspectivas de progressão e por ser opositor ao regime ditatorial de Salazar – prosseguiu os estudos musicais na Alemanha e em França, país onde se radicou a partir de 1964. Teve como mestres Francine Benoît, Fernando Lopes Graça, Pierre Boulez e Karlheinz Stockhausen, entre outros.
Na Sorbonne, defendeu uma tese de Musicologia sobre Anton Webern. Utilizava nas suas composições as mais variadas técnicas, mantendo-se próximo da linguagem atonal. Foi professor de Composição e de Música de Câmara no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris (1992/2006), tendo antes ocupado um lugar de professor de Composição no Institut für Neue Musik da Hochschule für Musik Freiburg (1986/92), dando também cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e na Universidade de Harvard.
Obteve vários prémios, dos quais se destaca o Prémio de Estética Musical do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris (1971) e, também, o Prémio do International Music Council (UNESCO) para compositores (1999).
Recebeu as condecorações de Oficial da Ordem das Artes e das Letras de França (1986) e de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal (10 de Junho de 1991). Foi galardoado com o Prémio Pessoa em 2000.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...