sexta-feira, 11 de setembro de 2015

11 DE SETEMBRO - ASTA NIELSEN

EFEMÉRIDE Asta Nielsen, actriz dinamarquesa do cinema mudo, nasceu em Copenhaga no dia 11 de Setembro de 1881. Morreu em Frederiksberg, em 24 de Maio de 1972. Foi a primeira grande vedeta do cinema europeu e um sex-symbol dos anos 1910/20.
Setenta dos seus 74 filmes foram produzidos na Alemanha, onde ela era conhecida simplesmente por “Die Asta” (“A Asta”). Era particularmente notada pelos seus grandes olhos escuros e pela sua aparência de menina. Nielsen era, na maioria das vezes, retratada como uma mulher apaixonada e voluntariosa. Devido à natureza erótica das suas performances, os filmes de Nielsen foram censurados nos Estados Unidos, onde o seu trabalho passou relativamente despercebido.
O seu estilo de actuação afastava-se de uma teatralidade aberta, aproximando-se mais de um naturalismo subtil. A sua carreira não sobreviveu, porém, ao fim do cinema mudo. Fez apenas um filme sonoro em 1932.
Fundou o seu próprio estúdio em Berlim durante os anos 1920, mas voltou para a Dinamarca em 1937, após a ascensão de Hitler ao poder. Recusou ser instrumentalizada pelo nazismo, que queria aproveitar o seu carisma em benefício da propaganda nazi.
No resto da sua longa vida, afastou-se da celebridade, desenvolvendo actividades de escritora e de artista plástica. Escreveu a sua autobiografia e, durante a guerra, ajudou financeiramente uma rede de apoio aos judeus acantonados no campo de concentração de Theresienstadt. Quando faleceu, aos 90 anos, foi enterrada no cemitério Vestre em Copenhaga.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...