terça-feira, 15 de setembro de 2015

15 DE SETEMBRO - JOHNNY RAMONE

EFEMÉRIDEJohnny Ramone, de seu verdadeiro nome John William Cummings, um dos mais influentes guitarristas norte-americanos de punk rock, morreu em Los Angeles no dia 15 de Setembro de 2004. Nascera em Long Island, Nova Iorque, em 8 de Outubro de 1948.
Filho de um operário, interessou-se pela música rock desde a adolescência, adoptando também o visual de “blusão negro”. Começou por tocou num grupo de garagem. Além da música, interessava-se igualmente pelo basebol e admirava a disciplina militar, chegando a estar dois anos na respectiva escola. Trabalhou depois numa empresa de limpeza a seco.
Integrou em 1974 a banda The Ramones, que ajudou a fundar. Como o vocalista Joey Ramone, permaneceu membro do quarteto até ao fim.
Johnny era conhecido pela sua personalidade controladora, postura anti-social e extrema rigidez na regência interna dos Ramones. O documentário “End of the Century: The Story of the Ramones” tem relatos de antigos amigos e do próprio Johnny sobre a sua postura nada amigável.
Era declaradamente de direita e foi um ferrenho defensor de Ronald Reagan. Empresário interno dos Ramones, criou e impôs regras a serem seguidas, quase ditatoriais, desde a indumentária até à postura em palco, passando pelos mais pequenos detalhes, tudo com o intuito do bom funcionamento e manutenção do grupo.
Morreu em Los Angeles, após cinco anos de luta contra um cancro na próstata. Foi erigida uma estátua em sua homenagem no Hollywood Forever Cemetery, onde se encontra sepultado.
Em 2003, a revista “Time” colocou-o na lista dos 10 Melhores Tocadores de Guitarra Eléctrica. No mesmo ano, a revista “Rolling Stone” colocou-o em 16º lugar na lista dos 100 Melhores Guitarristas de Todos os Tempos. Em 2011, a mesma revista reclassificou-o em 28º Melhor Guitarrista da História do Rock.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...