quarta-feira, 2 de setembro de 2015

2 DE SETEMBRO - SALMA HAYEK

EFEMÉRIDESalma Valgarma Hayek Jiménez Pinault, actriz, realizadora e produtora mexicana naturalizada norte-americana, nasceu em Coatzacoalcos no dia 2 de Setembro de 1966. Nomeada para o Oscar de Melhor Actriz e para o Globo de Ouro (2003) pela sua interpretação no filme “Frida”, ela é conhecida internacionalmente pela sua participação na película “Uma noite no Inferno”, contracenando com George Clooney e que a consagrou também como um dos símbolos sexuais da década de 1990.
É filha de um político e homem de negócios de origem sírio/libanesa e de uma cantora de ópera mexicana de origem espanhola. Estudou na Academia do Sagrado Coração na Luisiana e depois em Houston, onde habitou em casa de uma tia. De regresso ao México, estudou Relações Internacionais na Universidad Iberoamericana. Acabaria por deixar os estudos universitários, para investir na carreira de actriz. O seu primeiro papel foi em “Aladino e a lâmpada maravilhosa”. Tendo sido observada por um produtor, ganhou o seu primeiro papel na novela de TV “Un Nuevo Amanecer”. A sua beleza garantiu-lhe depois o papel principal na telenovela “Teresa” (1989).
Apesar dos grandes êxitos no seu país, Salma decidiu voltar aos Estados Unidos em 1991. Estudou Representação em Los Angeles, aperfeiçoando simultaneamente o Inglês. Obteve pequenos papéis em alguns filmes e programas de televisão. O seu primeiro grande papel foi no filme “Desperado” com Antonio Banderas. O realizador Robert Rodríguez, animado com a sua actuação, fê-la representar em vários outros filmes.
O filme “Frida” (2002), uma biografia de Frida Kahlo, foi também produzido pela sua empresa Ventanarosa. Feminista, Salma tem defendido diversas causas, como a luta contra a violência doméstica e a discriminação das comunidades latino-americanas.
Em 2006, adaptou a série televisiva colombiana “Yo Soy Betty la Fea”, criando “Ugly Betty”, que teve grande sucesso nos Estados Unidos e obteve vários prémios, entre eles o Globo de Ouro de Melhor Série de Comédia (2007). 
Salma Hayek tem fortes laços de amizade com a actriz Penélope Cruz, com a qual actuou no filme “Bandidas”. Em Março de 2007, confirmou que estava noiva do empresário François-Henri Pinault e que esperavam o primeiro filho. Em Setembro de 2007, deu à luz uma menina. O casal consorciou-se na cidade de Veneza, em Abril de 2009.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...