segunda-feira, 21 de setembro de 2015

21 DE SETEMBRO - SVEN HASSEL

EFEMÉRIDESven Hassel, de seu verdadeiro nome Børge Willy Redsted Pedersen, romancista dinamarquês, morreu em Barcelona no dia 21 de Setembro de 2012. Nascera em Frederiksborg, em 19 de Abril de 1917.
Para tentar escapar da miséria decorrente da Grande Depressão de 1929, emigrou para a Alemanha e alistou-se em 1937 num regimento de cavalaria, entrando depois em combate na Segunda Guerra Mundial. Deslocado para a frente russa, enfrentou as piores condições de vida, sendo ferido sete vezes. Entre vários romances que escreveu, anos mais tarde, haverá um sobre este período da sua vida.
Desertou no ano seguinte à invasão da Polónia, quando era condutor de um Panzer. Foi capturado, no entanto, julgado em tribunal marcial e colocado num “regimento disciplinar”, que ele descreverá magistralmente no seu livro “Gestapo”.
No fim da guerra (1945), conseguiu chegar à Dinamarca, sendo preso em Copenhaga. Foi na prisão que iniciou a sua carreira literária. Seria libertado em 1949.
Quando pensava alistar-se na Legião Estrangeira, encontrou Laura Dorthea Guldbæk Jensen, com quem se casou em 1951. Empregou-se como operário, num fábrica de automóveis. A esposa encorajou-o a continuar a escrever.
Vítima de uma virose contraída na guerra, ficou quase paralisado durante dois anos, retomando depois a sua actividade de romancista.
É autor de vários livros de sucesso, de carácter autobiográfico, sempre retratando a camaradagem que irmanava os soldados e os horrores da guerra. Pode considerar-se Hassel como um grande especialista neste género literário, ocupando um lugar de destaque entre os melhores escritores europeus da época. Foram vendidos para cima de 60 milhões de exemplares dos seus romances, que estão traduzidos em mais de 15 línguas.
Em 1964, foi apontado como colaborador dos nazis por um jornalista dinamarquês, embora sem provas. Desgostoso, fixou-se em Barcelona, onde viveu até ao fim dos seus dias. Em Setembro de 1965, mudou o seu nome para Sven Willy Hasse Arbing. Faleceu com 95 anos de idade. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...