sábado, 26 de setembro de 2015

26 DE SETEMBRO - GLORIA STUART

EFEMÉRIDEGloria Stuart, de seu verdadeiro nome Gloria Frances Stewart, actriz norte-americana, morreu em Los Angeles no dia 26 de Setembro de 2010. Nascera em Santa Monica, em 4 de Julho de 1910. A sua actuação no filme “Titanic” (1997) fez com que se tornasse a pessoa mais idosa a ser nomeada para um Oscar
Depois de actuar em grupos universitários de teatro e noutras produções amadoras, assinou um contrato com os estúdios da Universal em 1932. Interpretou uma grande variedade de papéis, aparecendo em filmes como “The Old Dark House” em 1932 e “The Invisible Man” em 1933.
Pouco depois, mudou de produtora e assinou contrato com a 20th Century Fox. No final da década de 1930, já tinha protagonizado mais de 40 filmes, sem todavia obter uma fama significativa. Nos anos 1940, fez ainda alguns filmes, mas mudou o rumo da sua vida, passando a trabalhar para o Sindicato dos Actores Americanos. Dedicou-se também à pintura, com obras expostas em vários locais nos Estados Unidos e na Europa.
Em 1975, depois de 30 anos sem representar, voltou a entrar num filme para televisão, “The Legend of Lizzie Borden”, e continuou como actriz nos anos seguintes. Cinquenta anos depois do seu primeiro trabalho, participou no filme “My Favorite Year” (1982). Por essa época, superou um cancro num seio.
Em 1997, fez mais sucesso do que nunca, ao interpretar a idosa de 101 anos Rose DeWitt Bukater, no filme “Titanic”. Por este papel, foi nomeada para um Oscar, aos 86 anos. A partir desse momento, Gloria trabalhou constantemente, sempre que a saúde lho permitia. Entre outros, fez “The Million Dollar Hotel” (2000), “Wim Wenders” e “Land of plenty” (2004).
Uma estrela com o seu nome foi colocada no Hollywood Walk of Fame no ano 2000. Em Junho de 2010, “The Screen Actors Guild” rendeu homenagem à sua longa carreira. Faleceria em Setembro, aos 100 anos de idade, vítima de um cancro pulmonar diagnosticado cinco anos antes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...