domingo, 27 de setembro de 2015

27 DE SETEMBRO - HERBERT LOM

EFEMÉRIDEHerbert Lom, de seu verdadeiro nome Herbert Charles Angelo Kuchacevich ze Schluderpacheru, actor checo naturalizado inglês, morreu em Londres no dia 27 de Setembro de 2012. Nascera em Praga, em 11 de Setembro de 1917. A sua carreira estendeu-se por mais de seis décadas. É mundialmente conhecido e lembrado pelo seu papel de comissário Charles Dreyfus, chefe do inspector Closeau, na saga da “Pantera Cor de Rosa”, série de filmes realizados por Blake Edwards (1964/93).
Quando da chegada dos nazis em 1938, refugiou-se na Inglaterra, onde foi um dos animadores das emissões de propaganda destinadas à Checoslováquia. Num dos seus primeiros filmes, “The Young Mr. Pitt” (1942), interpretou Napoleão, especializando-se rapidamente em representar figuras duvidosas e inquietantes, protagonizando raramente papéis simpáticos. Em 1956, voltaria a incarnar Napoleão em “Guerra e Paz”.  
Herbert Lom teve uma carreira famosa e internacional, fazendo parte do elenco de películas como “Spartacus” de Stanley Kubrick, “Cid” e “Pancho Villa”. Fez também de Capitão Nemo em “A Ilha misteriosa”. Dedicou-se depois a filmes fantásticos e de terror, nomeadamente em “O Fantasma da Ópera” (1962) e “As Noites de Drácula”.
Para a televisão, protagonizou um psiquiatra na série “The Human Jungle” (1963/64). Entre os seus últimos filmes, salienta-se o papel (simpático) de Dr. Weizak em “Dead Zone” (1983). Ausente dos ecrãs durante uma dezena de anos, voltou em 2004 num episódio de “Miss Marple”. Escreveu também vários romances, tendo falecido – durante o sono – aos 95 anos de idade. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...