segunda-feira, 7 de setembro de 2015

7 DE SETEMBRO - FRANCISCO GUTERRES

EFEMÉRIDEFrancisco Guterres, conhecido popularmente como “Lu Olo”, guerrilheiro e político timorense, nasceu em Ossú, Viqueque, no dia 7 de Setembro de 1954.
Frequentou o Colégio Santa Teresinha de Ossú, onde completou a 4ª Classe em 1969. Nesse mesmo ano, ingressou no Liceu de Díli, em que esteve até 1973, tendo depois voltado para o Colégio Santa Teresinha como monitor escolar até 1974.
Foi aluno do curso de Direito, na Universidade Nacional de Timor Loro’sae, curso que se iniciou em Timor-Leste em 2005/06, por proposta do então primeiro-ministro, Mari Alkatiri, ao governo português (no âmbito da cooperação entre Timor-Leste e Portugal).
Foi eleito, em 2001, presidente da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN). Foi também presidente da Assembleia Constituinte e do Parlamento Nacional, tendo sido ele a ler a Proclamação da Independência em Maio de 2002. Foi candidato à presidência do País nas eleições de 2007 (ganhas por José Ramos Horta à 2ª volta) e de 2012 (ganhas por Taur Matan Ruak, igualmente à 2ª volta).
É dos raros timorenses que permaneceram na guerrilha desde a invasão indonésia, em Dezembro de 1975, até à saída dos ocupantes, em Outubro de 1999. Francisco Guterres, de família católica, é casado e tem dois filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...