quarta-feira, 9 de setembro de 2015

9 DE SETEMBRO - D. DUARTE I DE PORTUGAL

EFEMÉRIDED. Duarte I de Portugal, cognominado “o Eloquente” em virtude das obras que escreveu, morreu em Tomar no dia 9 de Setembro de 1438. Nascera em Viseu, em 31 de Outubro de 1391.
Filho de D. João I de Portugal e de D. Filipa de Lencastre, desde muito cedo foi preparado para reinar, como primogénito da “ínclita geração”. Ainda muito jovem, D. Duarte já acompanhava o pai nos assuntos do reino, sendo portanto um herdeiro preparado para governar. Em 1412, foi formalmente associado à governação, tornando-se o braço direito de D. João I.
D. Duarte viria a ser um monarca preocupado em gerar consensos e, ao longo de um curto reinado de cinco anos, convocou as Cortes várias vezes para discutir assuntos do Estado. Em 1433, sucedeu ao pai, dando continuidade à política de exploração marítima e de conquistas em África. O seu irmão Henrique estabeleceu-se em Sagres, de onde dirigiu as primeiras navegações, e – em 1434 – Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador, um ponto lendário da época, cuja travessia causava terror aos marinheiros.
Em 1437, os seus irmãos Henrique e Fernando convenceram-no a lançar um ataque a Marrocos, de forma a consolidar a presença portuguesa no norte de África, que se pretendia fosse uma base para a exploração do Oceano Atlântico. A campanha foi mal sucedida e a cidade de Tânger não foi conquistada, custando a derrota e grandes perdas. O próprio príncipe Fernando foi capturado e morreu no cativeiro (1443), por se recusar a ser libertado em troca da devolução de Ceuta (conquistada em 1415), gesto que lhe valeu o cognome de “Infante Santo”.
D. Duarte I interessou-se muito pela cultura e escreveu várias obras, tanto de poesia como de prosa. Saliente-se “Leal Conselheiro” e “Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela”. Preparava uma revisão do Código Civil, quando morreu vitimado pela peste. Jaz nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...