domingo, 18 de outubro de 2015

18 DE OUTUBRO - CHUCK BERRY

EFEMÉRIDE Chuck Berry, de seu verdadeiro nome Charles Edward Anderson Berry, compositor, cantor e guitarrista norte-americano, nasceu em Saint-Louis, no dia 18 de Outubro de 1926. É apontado como um dos pioneiros do rock and roll.
Chuck Berry descobriu a música na igreja da sua localidade, onde os pais faziam parte do coro. Estudou na Simmons Grade School e na Summer Grade School. Aprendeu a tocar baixo e guitarra no clube musical Glee.
Passou três anos num reformatório por ter feito um assalto à mão armada. Quando saiu, empregou-se na General Motors e, mais tarde, foi barbeiro, só depois se lançando na vida musical.
Berry foi influenciado por Nat King Cole, Louis Jordan, Muddy Waters e Bill Haley, e começou a tocar para uma editora chamada Chess Records. Embora ainda existam controvérsias sobre quem lançou o primeiro disco de rock, as primeiras gravações de Chuck Berry, como “Maybellene” (1955), sintetizavam totalmente o formato rock and roll, combinando blues com música country e versos juvenis sobre miúdas e carros, com uma dicção impecável e diferentes solos de guitarra.
A maioria das suas gravações mais famosas foi realizada juntamente com o pianista Johnnie Johnson, o baixista Willie Dixon e o baterista Fred Below. Os quatro constituíam uma verdadeira banda de rock.
Durante a sua carreira, gravou baladas românticas e blues, mas foi no rock que ganhou maior fama. Gravou mais de trinta canções que apareceram nos Top 10. As suas músicas tiveram versões de centenas de cantores de blues, country e rock and roll. Entre as suas obras clássicas, pode citar-se “Roll Over Beethoven”, “Sweet Little Sixteen”, “Route 66, “Memphis, Tennessee”, “Johnny B. Goode” (que possui provavelmente a mais famosa introdução de guitarra da história do rock), e “Nadine”, entre outras.
Em 1961, teve novamente problemas com a justiça, quando convidou uma índia apache de 14 anos, que havia conhecido no México, para trabalhar no seu clube nocturno em St. Louis. A garota acabaria por ser detida pela polícia, assim como Berry, que foi acusado de entrar no Estado com uma menor e com propósitos sexuais. Foi condenado a 20 meses de prisão e multado em 5 000 dólares. Libertado em 1963, os seus dias de glória quase que ficaram para trás. Mesmo assim, ainda obteve alguns sucessos. Em 1966, gravou para a Mercury Records uma compilação de todos os seus êxitos, utilizando técnicas mais modernas de gravação. A partir de então, Chuck Berry raramente voltaria a lançar músicas inéditas, preferindo capitalizar a aceitação que as suas antigas canções tinham junto do público.
Como exemplo da sua influência profunda, podem referir-se as bandas inglesas dos anos 1960. The Beatles, os Animals e os Rolling Stones, entre outros, regravaram as músicas de Chuck.
Fez tournées durante muitos anos acompanhado apenas da sua guitarra, seguro de que poderia contratar uma banda que conhecesse as suas músicas em qualquer lugar. Entre os muitos artistas que lhe serviram de apoio, estiveram Bruce Springsteen e Steve Miller.
Depois de tocar os seus maiores êxitos durante os anos 1970, lançando inclusivamente um álbum ao vivo que foi um grande sucesso comercial (“London Sessions”, 1972), Berry teve novamente problemas legais, em 1979, acusado de evasão fiscal. Seria condenado a quatro meses de prisão e a cumprir 1 000 horas de trabalho comunitário, fazendo shows de beneficência.
Em 1986, o músico Keith Richards organizou para o seu ídolo confesso um grande show para comemorar os 60 anos de Chuck. Nele foi filmado o documentário “Hail! Hail! Rock 'n' Roll”, no qual Chuck Berry esteve acompanhado de Etta James, Julian Lennon, Robert Cray e Eric Clapton, entre outros convidados. Foi o seu último grande momento artístico, embora tenha continuado a fazer tournées nos anos seguintes.
Chuck Berry teve seis canções suas músicas incluídas na lista das 500 Melhores Canções de Sempre da revista “Rolling Stone”. Em relação à sua música mais famosa, “Johnny B. Goode”, há ainda a curiosidade de ser um dos sons humanos levados para o espaço pelas naves Voyager 1 e 2, para eventuais contactos com seres extraterrestres.
Em 1986, ele foi um dos primeiros músicos a entrar no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2009, o magazine “Time” considerou Chuck o 7º Melhor Tocador de Guitarra Eléctrica de Todos os Tempos.
Berry é casado desde 1948 com Themetta “Toddy” Suggs, com quem tem uma filha nascida em 1950. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...