segunda-feira, 19 de outubro de 2015

19 DE OUTUBRO - ELZA GOMES

EFEMÉRIDEElza Gomes, de seu verdadeiro nome Luísa dos Santos Gomes, actriz brasileira, nasceu em Lisboa no dia 19 de Outubro de 1910. Morreu no Rio de Janeiro em 17 de Maio de 1984.
Os seus pais, João e Silvana dos Santos Gomes, eram actores de uma modesta companhia de teatro em Portugal. A familiaridade com o meio artístico levou Elza a enveredar pela carreira de actriz ainda muito novinha.
O pai de Elza morreu quando ela tinha oito anos e a mãe decidiu mudar-se para o Brasil, mandando buscar as filhas três anos mais tarde. Fixaram-se primeiramente na cidade da Paraíba (actual João Pessoa), onde Silvana Gomes retomou a sua carreira. Em 1923, a família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde a mãe fora contratada por uma companhia de teatro de revista que se apresentava no Teatro Carlos Gomes. Neste mesmo ano, deu-se a estreia de Elza, como Juquinha, na peça “A Capital Federal” de Artur Azevedo.
Entre as cerca de 400 peças em que participou, destacam-se: “A dama do camarote”, “Senhora na boca de lixo”, “My Fair Lady”, “Deus lhe pague”, “A dama das camélias” e “Guerra mais ou menos santa”.
Na televisão, participou em várias telenovelas, entre as quais “O Primeiro Amor” (1972), “Pecado capital” (1975), “O casarão” (1976), “Saramandaia” (1976), “Chega mais” (1980) e “Final feliz” (1982), que foi o seu último trabalho como actriz e um grande sucesso interpretando a personagem Dona Sinhá. Elza Gomes fez parte do elenco de quinze filmes e de mais de doze telenovelas.
Ao longo da sua vida, sofreu de vários problemas cardíacos, que levaram à instalação de um pacemaker, em 1976. Em 1983, após outra intervenção cirúrgica, foi-lhe diagnosticado um cancro no pâncreas, um dos tipos mais agressivos da doença e cujos sintomas são quase sempre descobertos tardiamente.
Em 9 de Maio de 1984, foi internada no Hospital São Lucas, situado em Copacabana, onde passou os seus últimos dias. Já em estado grave, recebeu a extrema-unção e, na mesma cerimónia religiosa, casou-se com o actor André Villon, seu companheiro de há 46 anos. Veio a falecer na semana seguinte, sendo velada no Teatro Glauce Rocha e sepultada no Cemitério Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...