domingo, 4 de outubro de 2015

4 DE OUTUBRO - JOSÉ COUCEIRO

EFEMÉRIDE José Júlio de Carvalho Peyroteo Martins Couceiro, ex-jogador e treinador de futebol português, nasceu em Lisboa no dia 4 de Outubro de 1962. É sobrinho-neto de Fernando Peyroteo, antigo jogador do Sporting CP (no tempo dos “5 violinos”).
Como jogador, a sua carreira decorreu entre 1981 e 1992, tendo representado os seguintes clubes: CD Montijo, FC Barreirense, Atlético CP, SCU Torreense, C. Oriental de Lisboa e CF Estrela da Amadora.
José Couceiro iniciou-se como treinador no FC Alverca (2002/04), onde começara por ser administrador da SAD. Saiu do Alverca para o Vitória de Setúbal em 2004 e fez uma boa 1ª metade do campeonato, lançando as bases da equipa que viria a ser vencedora da Taça de Portugal. Na mesma época, mas já em 2005, foi para o FC Porto. No mesmo ano, passou a treinar o CF Belenenses, onde não conseguiu escapar à zona de despromoção (embora a equipa tenha permanecido no campeonato principal, devido ao “Caso Mateus”).
Treinou depois a Selecção Nacional de sub-21, em simultâneo com a Selecção Nacional de sub-20. A selecção de sub-21 fez sempre grandes campanhas de qualificação para os Campeonatos da Europa, conseguindo o apuramento para os Europeus de 2006 e 2007. No entanto, nas fases de grupos destes campeonatos, ficou em 3º lugar, falhando a passagem às fases seguintes.
No play-off de apuramento para as Olimpíadas 2008, a selecção de sub-21 foi derrotada pela Itália nas grandes penalidades. Na selecção de sub-20, fez uma razoável campanha de qualificação para o Campeonato do Mundo 2007 mas, na fase final, não alcançou os quartos de final.
Em 2008, acumulou os cargos de treinador da Selecção da Lituânia e do FB Kaunas. Em 2009, após ter deixado o Kaunas, assumiu o cargo de treinador do clube turco Gaziantepspor (2009/10).
Em Dezembro de 2010, foi anunciado pelo Sporting como director-geral da Sporting SAD, assumindo a responsabilidade da gestão de toda a estrutura do futebol (profissional e de formação), reportando directamente ao Conselho de Administração. Em Fevereiro de 2011, após a renúncia do treinador Paulo Sérgio, tornou-se provisoriamente treinador do Sporting, sendo depois substituído por Domingos Paciência. Meses mais tarde, foi contratado pelo Lokomotiv de Moscovo (2011/12). Esteve depois no Vitória de Setúbal (2013/14), passando seguidamente a treinar o GD Estoril Praia (2014/15).  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...