sexta-feira, 13 de novembro de 2015

13 DE NOVEMBRO - WHOOPI GOLDBERG

EFEMÉRIDEWhoopi Goldberg, de seu verdadeiro nome Caryn Elaine Johnson, actriz e apresentadora norte-americana, nasceu em Nova Iorque no dia 13 de Novembro de 1955.
Foi nomeada para o Oscar de Melhor Actriz em 1986, pela sua interpretação dramática no filme “The Color Purple” (“A Cor Púrpura”, 1985) de Steven Spielberg. Ganhou um Oscar em 1991, pela sua interpretação cómica em “Ghost” (1990). Apresentou também quatro vezes a cerimónia da entrega dos Oscars, tendo sido a primeira mulher a fazê-lo.
Aos oito anos, já subia aos palcos de teatro. Não gostando de estudar, decidiu começar a trabalhar. Teve vários empregos, entre os quais o de maquilhadora numa agência funerária, o de pedreira e o de caixa num banco.
Em 1983, começou a sua verdadeira carreira de comediante, com a peça “The Spoke Show”. Dois anos mais tarde, com este mesmo espectáculo, recebeu um Grammy Award.
 Whoopi iniciou-se no cinema em 1985, com “A Cor Púrpura”, que lhe abriu o mundo da sétima arte. A partir daí, entrou em filmes dos géneros mais diferentes e sempre com sucesso.
Fez também parte do elenco de várias séries televisivas, a maioria de cariz humorístico. Em 2003, criou uma série com o seu nome (“Whoopi”).
Em 2005, voltou ao teatro na Broadway. Escreveu alguns livros para crianças e produziu a série “A Vida Antes de Tudo”. Ainda em 2005, foi também cronista na emissão “The View” do canal ABC.
Whoopi Goldberg foi casada três vezes e teve outras duas relações amorosas. Foi mãe aos 18 amos, avó aos 34 e bisavó aos 58. Até agora, fez cerca de 59 filmes, 8 telefilmes e 36 séries de televisão. É caso para dizer «Esta mulher não pára!». 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...