segunda-feira, 16 de novembro de 2015

16 DE NOVEMBRO - DIANA KRALL

EFEMÉRIDEDiana Jean Krall, cantora e pianista de jazz canadiana, nasceu em Nanaimo, na Colúmbia Britânica, no dia 16 de Novembro de 1964. Começou a tocar piano aos quatro anos por influência dos familiares. Ainda durante a sua juventude, a família mudou-se para Vancouver. No colégio, Diana começou a tocar num pequeno grupo de jazz. Aos quinze anos, passou a apresentar-se regularmente em diversos restaurantes de Nanaimo.
A sua técnica chamou a atenção do baixista Ray Brown (ex marido de Ella Fitzgerald), que a apresentou a diversos professores e produtores. Aos 17 anos, ganhou uma bolsa para estudar durante três anos no Berklee College Of Music em Boston. Mudou-se depois para Los Angeles, passando a estudar com Jimmy Rowles, com quem começaria a cantar.
Em 1990, foi para Nova Iorque, alcançando finalmente sucesso internacional. Casou-se com o músico britânico Elvis Costello em Dezembro de 2003. O casamento realizou-se em Londres, numa propriedade de Elton John. São pais de 3 rapazes dos quais dois são gémeos.
Em 1993, editou o seu primeiro álbum “Stepping Out”, juntamente com John Clayton e Jeff Hamilton. Este álbum acabou por chamar a atenção de Tommy Li Puma, que produziu o seu segundo álbum “Only Trust Your Heart” (1995). O terceiro, “All For You – Dedication to Nat King Cole Trio” (1996), foi nomeado para os Grammy e permaneceu na lista da “Bilboard” (revista norte-americana dedicada à música), durante 70 semanas. Em seguida, foi lançado “Love Scenes” (1997), que se tornou rapidamente num sucesso de vendas.
Em Agosto de 2000, juntou-se a Tony Bennett para uma tournée por vinte cidades. Em 1999, lançara outro álbum intitulado “When I Look In Your Eyes”, que recebeu mais nomeações para os Grammy, vencendo na categoria de Melhor Músico de Jazz do Ano. O álbum “The Look Of Love” (2001) alcançou o Disco de Platina e entrou para o Top 10 da “Bilboard”; no Canadá, obteve quatro Discos de Platina
Em Setembro de 2001, realizou uma tournée mundial e o seu concerto no Olympia, em Paris, foi gravado e lançado como a sua primeira gravação ao vivo (“Diana Krall – Live in Paris”), que chegou ao topo das listas de jazz da “Bilboard”. Nesta mesma época, esteve no Top 5 do Canadá e ganhou o seu segundo Grammy, desta vez como Melhor Gravação Vocal de Jazz.
Após o seu casamento com Elvis Costello, lançou-se como compositora, o que resultou no álbum “The Girl In The Other Room” (2004), que teve grande êxito. No mesmo ano, participou com a música “You Don't Know Me”, no álbum “Genius Loves Company” do consagrado Ray Charles.
Em 2006, lançou o álbum “From This Moment On”, onde interpretou nomes famosos do jazz. Destaque para “How Insensitive” (“Insensatez”) de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, com letra em inglês de Norman Gimbel.
Em 2007, lançou “The Very Best Of Diana Krall”, uma edição de luxo, com CD e DVD numa mesma embalagem.
Entre as honrarias que recebeu até agora, salientam-se: a Ordem da Colúmbia Britânica (2000), o doutoramento honorífico da Universidade de Victoria (2003), um lugar no Passeio da Fama Canadiano e o grau de Oficial da Ordem do Canadá, em 2005. É membro de honra da Multiple Myeloma Research Foundation.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...