quinta-feira, 19 de novembro de 2015

19 DE NOVEMBRO - ADOLPHO BLOCH

EFEMÉRIDEAdolpho Bloch, de seu verdadeiro nome Avram Yossievitch Bloch, um dos mais importantes empresários da imprensa brasileira, morreu em São Paulo no dia 19 de Novembro de 1995. Nascera em Jitomir, na Ucrânia, em 8 de Outubro de 1908. Fundador do grupo de imprensa com o seu apelido, foi o criador da revista semanal “Manchete” (1952) e fundou, em 1983, a Rede Manchete de televisão.
O facto da família Bloch ser de origem judaica fez com que se envolvessem em muitos problemas em 1917, na época da Revolução Russa. Devido à fome que grassava na região, dezassete elementos da família deixaram a terra natal, para irem morar em Kiev. Em 1921, abandonaram a Ucrânia definitivamente, habitando alguns meses em Nápoles, na Itália. Somente em 1922, os Bloch chegaram ao Rio de Janeiro.
Traziam consigo apenas umas parcas economias e um pequeno pilão, utilizado para esmagar especiarias. Por curiosidade, diga-se que tal objecto explica o título de sua biografia (“O Pilão”), publicada na década de 1980.
Investiram no ramo em que trabalhavam quando moravam no Leste – o sector gráfico. Em 1923, compraram uma pequena impressora manual e começaram a imprimir folhas numeradas para o Jogo do Bicho. Esta foi a primeira tipografia na vida de Adolpho Bloch.
Durante a década de 1940, trabalhou na editora Rio Gráfica, de Roberto Marinho. Na mesma década, tornou-se amigo de artistas e políticos, além de ser frequentador da área boémia do Rio, onde se situava o Grémio Recreativo Familiar Kananga do Japão, onde ele ia. Este lugar inspiraria a telenovela “Kananga do Japão” da Rede Manchete, em 1989.
Em Abril de 1952, Adolpho Bloch lançou o primeiro número da revista “Manchete”, um semanário de âmbito nacional. A partir daí, iniciava-se a construção de um dos maiores impérios de imprensa da América Latina.
Desde a sua fundação até meados da década de 1970, a Bloch Editores estava sediada na rua Frei Caneca, no centro do Rio. Em seguida, foi transferida para a Rua do Russel, no bairro da Glória (Zona Sul carioca). A Bloch Editores publicava livros e revistas dos mais variados segmentos.
A revista “Manchete” tornou-se a mais lida no Brasil, ganhando mesmo projecção mundial. Bloch era amigo muito próximo do ex presidente Juscelino Kubitschek. Quando este faleceu, em 1976, Adolpho quase obrigou a que o seu corpo fosse velado no saguão do prédio onde se situava a sede da sua editora. Dezanove anos depois, foi a vez do próprio Bloch ser velado no mesmo local.
Ao contrário do que muitos imaginam, a rádio nunca lhe despertara grande interesse. Porém, em 1980, juntamente com o seu sobrinho Pedro Jack Kapeller, lançou a Rede Manchete de Rádio FM (5 emissoras no Brasil) e AM (no Rio de Janeiro).
No início da década de 1980, designou um grupo de colaboradores da Bloch Editores para levar por diante o projecto da Rede Manchete de Televisão. Quando voltou de uma viagem aos Estados Unidos em 1981, encontrou o projecto já bastante avançado, mas não estava a par de quase nada e o investimento não fazia parte das suas maiores prioridades. Em Junho de 1983, depois de vários adiamentos, a Rede Manchete foi finalmente inaugurada. No mesmo ano, comprou a Rádio Clube do Pará, que ficou nas suas mãos até 1992.
No início de Novembro de 1995, foi internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para tratar de dois problemas: embolia pulmonar e disfunção da prótese da válvula mitral do coração. Na madrugada de 18 para 19, o seu quadro clínico agravou-se e teve de ser operado. Não resistiu. “Seu Adolpho”, como lhe chamavam, faleceu aos 87 anos, sem ter tido filhos. Deixou apenas a esposa, Anna Bentes, com quem vivia desde 1980, tendo o casamento sido oficializado apenas em 1992. As empresas de grupo passaram para o controle do sobrinho de Bloch, Pedro Jack Kapeller (conhecido como Jaquito), que ficou à frente delas até ao ano 2000, quando o “Conglomerado Bloch” foi à falência.
Em 1998, foi inaugurada uma escola técnica com o seu nome, localizada no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch é a única escola de Comunicação da América Latina.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...