sexta-feira, 27 de novembro de 2015

27 DE NOVEMBRO - ROBERTO LEAL

EFEMÉRIDERoberto Leal, de seu verdadeiro nome António Joaquim Fernandes, cantor, compositor e actor português radicado no Brasil, nasceu em Vale da Porca no dia 27 de Novembro de 1951. Devido ao sucesso alcançado na década de 1970, é considerado um embaixador da cultura portuguesa no Brasil. Já vendeu mais de 17 milhões de discos e ganhou cerca de 30 Discos de Ouro e 5 de Platina.
Emigrou para o Brasil aos onze anos de idade (1962), juntamente com os pais e nove irmãos. Em São Paulo, após trabalhar como sapateiro e vendedor de doces, iniciou a carreira de cantor interpretando fados e músicas românticas.
Em 1971, obteve o seu primeiro grande sucesso com “Arrebita”, canção muito conhecida pelo seu refrão «Ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita», tendo actuado no popular Programa do Chacrinha. Começou então a ganhar grande popularidade, apresentando-se em diversos programas de grande auditório no Brasil.
Em 1978, protagonizou o filme “Milagre – O Poder da Fé”, que contou com a participação especial de alguns nomes importantes como o apresentador Chacrinha, Elke Maravilha e a actriz Lolita Rodrigues. Estreado em 1979, o filme aborda a história da sua vida e teve algumas partes filmadas na terra natal do cantor.
Além do repertório romântico popular, os seus discos costumam misturar ritmos portugueses e brasileiros, gravando também em estilos tipicamente brasileiros como o forró. Quase todos os seus discos têm faixas da sua autoria e igualmente em parceria com a esposa Márcia Lúcia, de quem tem três filhos brasileiros. A canção “Arrebita” serviu de inspiração para a música “Vira-Vira”, sucesso da banda Mamonas Assassinas na década de 1990.
Lançou em 2007 o CD “Canto da Terra” e em 2009 “Raiç/Raízes”. Nestes discos, gravou músicas em mirandês, para divulgar a segunda língua oficial de Portugal. Estes discos conferiram-lhe prémios e honrarias, pelo estudo aprofundado de instrumentos musicais muito usados na música mirandesa, como as gaitas de foles.
Roberto Leal tem mais de trezentas canções gravadas. É um dos compositores do hino da Portuguesa de Desportos de São Paulo. Tem um restaurante de comida portuguesa – o Marquês de Marialva – localizado em São Paulo.
Em 2011, entrou como actor no sitcomÚltimo a Sair”, um falso reality-show da autoria de Bruno Nogueira, João Quadros e Frederico Pombares, exibido pelo canal português RTP1.
Em 2014, lançou o CD “Obrigado Brasil!”, interpretando sambas de Jorge Aragão e Arlindo Cruz e duetos com Jair Rodrigues, Alcione, Jairzinho e Luciana Mello.
Em 2011, publicou a sua autobiografia intitulada “Minhas Montanhas”, que foi lançada simultaneamente no Brasil e em Portugal.
Roberto Leal vive entre o Brasil e Portugal, além de se apresentar em países da América do Sul e da Europa, divulgando sempre a cultura portuguesa. Regularmente, são lançadas colectâneas dos seus principais sucessos, além de novos trabalhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...