quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

10 DE DEZEMBRO - JOÃO CANIJO

EFEMÉRIDEJoão Manuel Altavilla Canijo, realizador de cinema português, nasceu no Porto em 10 de Dezembro de 1957. Foi estudante de História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre 1978 e 1980. Iniciou-se então no cinema, tendo sido assistente de realização de Manoel de Oliveira, Wim Wenders, Alain Tanner e Werner Schroeter, entre outros.
A primeira experiência como realizador foi a curta-metragem, “A Meio-Amor”. Em 1988, fez a sua primeira lo9nga-metragen, “Três Menos Eu”, que foi seleccionada para o Festival de Roterdão desse ano.
Trabalhou esporadicamente como tradutor e encenador teatral, tendo dirigido peças de David Mamet e Eugene O'Neill.
Em 1990, realizou “A Filha da Mãe”, uma co-produção luso francesa, protagonizada por Rita Blanco, sua actriz emblemática.
Dando provas de assinalável versatilidade, João Canijo trabalhou igualmente para televisão, aproveitando a abertura dos canais privados. Para a RTP, realizou a série “Alentejo Sem Lei”; para a TVI, “Cluedo” – um concurso em moldes originais, já que dependia duma curta-metragem policial exibida semanalmente; e para a SIC, em 1996, a série de comédia “Sai da Minha Vida”.
Foi numa nova co-produção com uma empresa francesa, que regressou às longas-metragens com “Sapatos Pretos” (1998), em que – a partir duma história verídica – revelou qualidades de técnica narrativa e de definição de personagens assinaladas pela crítica e reforçadas no trabalho seguinte, “Ganhar a Vida” (2001), uma das obras mais significativas do cinema português do início do século XXI. Para realizar este filme, João Canijo travou conhecimento com as comunidades portuguesas da região de Paris, homenageando-as numa das poucas películas portuguesas a ter como tema a emigração e o grau (por vezes muito pequeno) de integração dos portugueses nos países de acolhimento.
Foi autor de “Noite Escura”, estreado no Festival de Cannes de 2004 e nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro desse ano (em Portugal, recebeu o Globo de Ouro para o Melhor Filme). Em 2011, ganhou o Prémio de Melhor Realizador no Festival Caminhos do Cinema Português, com o filme “Sangue do Meu Sangue”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...