segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

28 DE DEZEMBRO - CRISTINA BRANCO

EFEMÉRIDECristina Branco, cantora portuguesa, nasceu em Almeirim no dia 28 de Dezembro de 1972. Aos 18 anos, passou a ter uma grande admiração por Amália, quando o avô lhe ofereceu o disco “Rara e Inédita”. Depois, por brincadeira, num jantar de amigos, cantou pela primeira vez um fado.
Ao participar no “Programa da Manhã” da RTP, foi vista e ouvida por José Melo, que a convidou para cantar em Amesterdão, no Círculo de Cultura Portuguesa, da qual era o presidente. José Melo passou depois a ser o seu empresário.
Gravou o disco “Cristina Branco In Holland”, em edição de autor, registado ao vivo em dois concertos realizados no dia 25 de Abril de 1996. Foram feitos mil exemplares que se venderam imediatamente, logo seguidos por edições sucessivas, até chegar aos 5 000 discos vendidos. Foi assim que tudo começou…
O disco “Murmúrios”, que foi lançado pela editora holandesa Music & Words, reuniu 14 temas, desde fados tradicionais como “Abandono” (imortalizado por Amália, com texto de David Mourão-Ferreira) até versões de Sérgio Godinho (“As certezas do meu mais brilhante amor”) e José Afonso (“Pomba branca”). A maioria dos temas tem assinatura de Maria Duarte, autora dos textos, e música de Custódio Castelo. Em França, recebeu – em 1999 – o Prix Choc da revista “Le Monde de la Musique”, por ser considerado o Melhor CD de Música Tradicional.
Em 2000, saiu o álbum “Post-Scriptum” (título de um poema de Maria Teresa Horta), que conquistou o segundo Prix Choc, desta vez por ser considerado o Melhor Álbum do Mês de Março, em França.
Na Holanda, foi editado o disco “Cristina Branco Canta Slauerhoff”, com textos do poeta holandês J. J. Slauerhoff (1898/1936), com tradução de Mila Vidal Paletti e música de Custódio Castelo. O disco constitui como que uma prova de agradecimento de Cristina Branco ao país que lhe abriu as portas do sucesso, embora nunca lá tenha vivido.
Durante o ano de 2000, Cristina realizou cerca de 130 espectáculos por todo o mundo. O disco “Corpo Iluminado", o primeiro com edição da Universal francesa, foi editado em 2001. No ano seguinte, foi reeditado “O Descobridor”, novo título para o disco em que tinha cantado poemas de Slauerhoff.
O álbum “Sensus” foi editado pela Universal em Março de 2003, com letras de David Mourão-Ferreira, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Eugénio de Andrade, Camões e Shakespeare, entre outros.
Ulisses” foi o nome do disco seguinte, editado em 2005. Em 2006, foi lançada uma gravação ao vivo, em formato CD e DVD, registada em Julho de 2006 no Leidsche Shouwburg Theater, na Holanda.
Começou 2007 com vários espectáculos de revisitação da obra de José Afonso. Nesse mesmo ano, foi lançada a compilação “Perfil” e o álbum “Abril” com cantigas de Zeca Afonso.
Em Março de 2009, novo disco (“Kronos”) – o primeiro sem a colaboração musical de Custódio Castelo. O disco foi constituído por canções inéditas compostas por uma dezena de criadores.
Começou o ano de 2011, participando na tournée anual Ano Novo da Sinfonietta de Amesterdão, depois de já o ter feito em 2006. Em Fevereiro de 2011, lançou o álbum “Não há só tangos em Paris” (“Fado Tango” na versão internacional). Em Fevereiro de 2013, foi editado o álbum “Alegria”, no qual contou com a colaboração de alguns dos seus poetas e compositores favoritos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...