sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

4 DE DEZEMBRO - JEFF BRIDGES

EFEMÉRIDEJeff Bridges, de seu verdadeiro nome Jeffrey Leon Bridges, actor, cantor e produtor de cinema norte-americano, nasceu em Los Angeles no dia 4 de Dezembro de 1949. Possui uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard.
Na juventude, pertenceu à Guarda Costeira dos Estados Unidos. Iniciou-se no cinema em 1969, interpretando o papel de um polícia no filme “Silent Night, Lonely Night”. Seguiu-se, em 1971, “The Last Picture Show”.
Nas décadas de 1970/80, foi protagonista de aventuras como “King Kong” (remake), “Tron” e “Starman”. Este último trabalho proporcionou-lhe uma nomeação para o Oscar de Melhor Actor em 1984. Ainda nos anos 1980, passou a actuar em filmes mais ambiciosos como “Jagged Edge”, “The Morning After” com Jane Fonda e “The Man and His Dream” de Francis Ford Coppola. Mais tarde, obteve outro sucesso com “The Fabulous Baker Boys” ao lado de Michelle Pfeiffer.
O seu papel de Jeffrey Lebowski em “The Big Lebowski” (1998) está na 55ª posição da revista “Premiere Magazine”, como uma das 100 Melhores Caracterizações do Cinema de Todos os Tempos. Foi indicado três vezes para o Oscar de Melhor Actor Secundário (1971, 1974 e 2000). Apesar de todas as nomeações para os Oscars, somente em 2010 conseguiu alcançar o almejado troféu, com o filme “Crazy Heart”. Em 2011, recebeu a sua terceira indicação para o Oscar de Melhor Actor pelo desempenho em “True Grit”.
Jeff Bridges é casado – desde 1977 – com Susan Geston, que conheceu no local das filmagens de um dos seus filmes. Têm três filhas. Apaixonado pela música, já publicou dois álbuns de música country (2000 e 2011). É militante de uma Associação humanitária de ajuda a crianças com fome.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...