sábado, 5 de dezembro de 2015

5 DE DEZEMBRO - CHRISTINA ROSSETTI

EFEMÉRIDEChristina Georgina Rossetti, poetisa inglesa de origem italiana, nasceu em Londres no dia 5 de Dezembro de 1830. Morreu na mesma cidade em 29 de Dezembro de 1894. Foi educada em casa pela mãe e recusou dois casamentos por razões religiosas.
O pai, Gabriele Rossetti, era um poeta italiano e refugiado político do Reino das Duas Sicílias. A mãe, Frances Polidori, era irmã de John William Polidori, amigo e médico do poeta Byron. Um dos seus avôs, Gaetano Polidori, era proprietário de “private press“ e publicou-lhe os primeiros poemas.
A recolha de poesias que obteve maior sucesso quando da sua publicação (1862) continua a ser a mais conhecida na actualidade (“Goblin Market”). São ali evocadas personagens fantásticas da mitologia feérica anglo-saxónica, que simbolizam – nos seus poemas – a tentação do Mal.
Christina Rossetti ficou igualmente conhecida pelas suas posições engajadas e vanguardistas, como: o pacifismo, a oposição à crueldade para com os animais e a defesa do direito de voto das mulheres. 
Morreu vítima de cancro. É considerada uma grande poetisa da época vitoriana, sobretudo depois de vários artigos que lhe consagrou a romancista e ensaísta britânica Virginia Woolf.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...