terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

16 DE FEVEREIRO - TONY SHERIDAN

EFEMÉRIDETony Sheridan, de seu verdadeiro nome Anthony Esmond Sheridan McGinnity, guitarrista, cantor e compositor britânico, morreu em Hamburgo no dia 16 de Fevereiro de 2013. Nascera em Norwich, em 21 de Maio de 1940.
Os pais incentivaram-no, desde os sete anos, para se dedicar à música. Tony aprendeu a tocar violão e guitarra e, em 1956, formou o seu primeiro grupo.
Em 1957/58, fez várias tournées pelo Reino Unido com artistas norte-americanos, como Conway Twitty, Gene Vicent e Eddie Cochran. No fim dos anos 1950, tornou-se pioneiro, ao ser o primeiro músico a tocar com uma guitarra eléctrica num programa ao vivo da BBC. Propuseram-lhe então um contrato para actuar no Top Ten Club de Hamburgo.
No começo da década de 1960, tocou com várias bandas, entre as quais os Beatles. Esta convivência foi considerada muito importante na carreira dos quatro rapazes de Liverpool. Em 1961, gravou – juntamente com eles – diversos títulos para a editora Polydor, que veio dar origem ao álbum “Tony Sheridan and The Beatles”. Entre estes sucessos, conta-se “My Bonnie”.
Nos anos 1970, começou a dirigir um programa de blues na rádio. Em Agosto de 2002, lançou o álbum, “Vagabundo”, uma compilação das suas canções mais antigas.
Tony Sheridan viveu os últimos anos de vida com a sua esposa Anna, no norte de Hamburgo, onde faleceu com 72 anos de idade. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...