segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

22 DE FEVEREIRO - FONS RADEMAKERS

EFEMÉRIDEFons Rademakers, de seu verdadeiro nome Alphonse Marie Rademakers, um dos mais importantes realizadores de cinema holandeses, morreu em Genebra no dia 22 de Fevereiro de 2007. Nascera em Roosendaal, em 5 de Setembro de 1920. Ganhou um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1987.
Encetou a sua carreira cinematográfica, como actor e cenarista, em Amesterdão, durante a Segunda Guerra Mundial. Só mais tarde passou a realizador, tendo estudado cinema, em Paris e Roma, com Jean Renoir e Vittorio de Sica.
Em 1958, realizou o seu primeiro filme, “Vila à beira do rio”, que foi nomeado para os Oscars no ano seguinte. Ele foi assim o primeiro holandês a ter tido uma nomeação para aquele troféu. Seguidamente, adaptou várias obras-primas da literatura holandesa, tendo sido premiado em diversos festivais.
Foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1987, pelo filme “De Aanslag” (“O assalto”), baseado num romance de Harry Mulisch, publicado em 1982. Veio a ganhar a estatueta dourada e ainda um Golden Globe Award.
O Festival do cinema nórdico de Rouen homenageou-o com uma retrospectiva em 2000.
Produziu, além de alguns dos seus filmes, várias películas de Lili Veenman, com quem casara em 1955 e de quem teve dois filhos.
No fim da sua vida, fixou-se em Roma e depois em Thoiry. Morreu aos 86 anos, num hospital de Genebra, vitimado por um enfisema pulmonar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...