domingo, 28 de fevereiro de 2016

28 DE FEVEREIRO - HÉLDER RODRIGUES

EFEMÉRIDEHélder Fernando Simões Cerqueira Rodrigues, motociclista português, nasceu em Lisboa no dia 28 de Fevereiro de 1979. Tornou-se conhecido sobretudo pela sua participação no Rali Dakar de 2007 e por se ter sagrado Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno em 2011.
Hélder Rodrigues obteve a sua primeira classificação de destaque ao terminar o Campeonato Regional de MotoCross de 1994 em 2º lugar. Nos anos seguintes, foi melhorando as suas classificações, até que – em 1999 – venceu o Nacional Absoluto de Enduro, correndo com uma Yamaha YZ 250. Desde 1999 até 2006, venceu sempre o Campeonato Nacional desta especialidade.
Em 2006, participou pela primeira vez no Lisboa Dakar, integrado na equipa Bianchi Prata Competições, terminando a prova no 9º lugar.
No Lisboa Dakar 2007, após ter ficado a apenas a 16 segundos de Ruben Faria na primeira etapa, venceu a etapa seguinte entre Portimão e Málaga e passou a comandar a classificação geral, liderança que perdeu na terceira etapa. Nesta edição do rali, venceu ainda a décima etapa, disputada em redor de Néma, na Mauritânia, vindo a terminar a prova em quinto lugar.
Na penúltima etapa do Rali Todo-o-Terreno da Argentina, sofreu um grave acidente que levou a que lhe fosse retirado o baço. Foi necessária também uma cirurgia a um dos braços, tendo recuperado totalmente.
Em 2009, atingiu o 5º Lugar na Rali Dakar, tendo vencido a etapa Córdoba – Buenos Aires. No ano seguinte, atingiu o 4º lugar, tornando-se o melhor português de sempre na prova. 
Em Outubro de 2011, tornou-se o primeiro português a ganhar o Mundial de Todo-o-Terreno. No mesmo ano, atingiu o pódio do Dakar, terminando no 3º lugar, com uma vitória na 5ª etapa (Calama - Iquique). Em 2012, repetiu o 3º lugar, tendo vencido duas etapas.
Em 2013, trocou a Yamaha pela Honda e regressou ao Dakar, terminando em 7º lugar. No ano seguinte, finalizou em 5º, sendo o melhor corredor da Honda.
Em 2015, afectado por gripe no início do rali, venceu duas etapas, classificando-se em 12º lugar, depois de ter ajudado Paulo Gonçalves a lutar pela vitória na prova.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...