quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

3 DE FEVEREIRO - HUGO JUNKERS

EFEMÉRIDEHugo Junkers, engenheiro alemão, pioneiro da construção aeronáutica, nasceu em Rheydt no dia 3 de Fevereiro de 1859. Morreu em Gauting, precisamente em 3 de Fevereiro de 1935. Formou-se em Engenharia Mecânica na Universidade Técnica de Aachen, em 1883.
Os seus estudos iniciais envolveram turbinas a vapor e o aquecimento de água com gás. Estas pesquisas fizeram com que ele desenvolvesse um calorímetro de fluxo contínuo, que permitia a determinação prática do poder calorífico de gases combustíveis, com finalidades comparativas quanto à sua qualidade.
Entretanto, um dos mais notáveis méritos de Junkers esteve ligado à indústria aeronáutica, participando na concepção de asas biplanas e inovando com a utilização de materiais leves e resistentes, como o alumínio. Em 1895, tinha fundado a Junkers & Co, a maior empresa aeroespacial alemã.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo alemão forçou-o a concentrar-se na indústria aeronáutica. Como engenheiro, patenteou diversos aviões, inclusivamente de caça, e – mais tarde – desenvolveu projectos para a Luftwaffe no começo da Segunda Guerra Mundial.
Em 1933, o Terceiro Reich tomou posse da sua fábrica, das suas patentes e do controlo dos seus negócios. Hugo Junkers retirou-se então para Garmisch-Partenkirchen, onde passou o resto dos seus dias.
Por outro lado, outra empresa sua, a Junkers Wärmetechnik, tinha tornado prático um aquecedor doméstico de água através do gás, que permitiu popularizar os banhos quentes. Mais recentemente, a fábrica de esquentadores Junkers foi adquirida pela firma Robert Bosch GmbH.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...