quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

4 DE FEVEREIRO - ZECA PAGODINHO

EFEMÉRIDEZeca Pagodinho, de seu verdadeiro nome Jessé Gomes da Silva Filho, cantor, compositor e intérprete brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em 4 de Fevereiro de 1959.
Começou a sua carreira nas rodas de samba dos bairros de Irajá e Del Castilho, nos subúrbio do Rio de Janeiro, e tornou-se tão popular que os seus shows já eram contratados por cachets importantes e realizados nas mais badaladas casas de espectáculo. Sempre fiel às suas características de irreverência e jocosidade, Zeca recebeu também o reconhecimento da crítica e de artistas e compositores consagrados.
Morou em vários bairros do Rio, mas sempre demonstrou grande apreço por Xerém (distrito de duque de Caxias), no qual possui uma escola de música para crianças carentes da região.
A sua primeira gravação foi lançada em 1983, com o samba “Camarão que dorme a onda leva”, de sua autoria em parceria com Arlindo Cruz. Em 2003, no auge da sua carreira, foi o primeiro artista de samba a gravar um especial de TV, CD e DVD na MTV Brasil (tradicional reduto do pop rock). O “Acústico MTV”, gravado no Rio, foi um dos seus discos mais vendidos, sendo feita mesmo uma segunda edição em 2006.
O segundo acústico, baptizado “Acústico MTV Zeca Pagodinho 2 – Gafieira”, foi uma homenagem ao samba de gafieira.
Em 2007, o cantor criou a editora ZecaPagodiscos, associado com o produtor musical Max Pierre, ex-director artístico da Universal Music no Brasil. O primeiro trabalho da parceria, lançado em conjunto com a editora Música Fabril, foi o CD e DVD “Cidade do Samba”, que reuniu vários artistas brasileiros de diferentes estilos musicais, como Martinho da Vila, Ivete Sangalo, Erasmo Carlos e Gilberto Gil, entre outros.
Actualmente, Zeca Pagodinho reside na Barra da Tijuca, a oeste do Rio, com a esposa e os seus quatro filhos.
Venceu o Troféu Imprensa de Melhor Cantor em 2003, 2004 e 2005. Recebeu também o prémio Video Music Brasil 2009 de Melhor Samba. No mesmo ano, foi galardoado ainda com o Prémio da Música Brasileira (Melhor Cantor, Melhor Disco e Melhor Canção). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...