domingo, 13 de março de 2016

13 DE MARÇO - NUNO RODRIGUES DOS SANTOS

EFEMÉRIDENuno Aires Rodrigues dos Santos, político português, nasceu em Luanda no dia 13 de Março de 1910. Morreu em Lisboa, em 5 de Abril de 1984.
Foi um dos “republicanos históricos” mais prestigiados do Partido Social Democrata, tendo sido, durante a ditadura de Salazar, um opositor ao Estado Novo, com fortes convicções democráticas e humanistas.
Era membro conhecido do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa. Iniciado em 1935 na Loja Magalhães Lima de Lisboa, com o nome simbólico de “Danton”, pertenceu durante a clandestinidade à Loja Liberdade, igualmente de Lisboa.
Após a Revolução dos Cravos, foi deputado na Assembleia Constituinte, em 1975, e deputado na Assembleia da República, eleito em 1976, 1979, 1980 e 1983.
Foi presidente da Comissão Política Nacional do PSD, eleito no X Congresso realizado em Albufeira (Fevereiro de 1983), onde Pinto Balsemão foi derrotado e a direcção do partido ficou entregue a uma estrutura colegial de que faziam parte Nuno Rodrigues dos Santos, Nascimento Rodrigues, Mota Pinto e Eurico de Melo.
Foi casado com Júlia Rodrigues de Brederode e pai do jornalista e jurista Nuno Brederode dos Santos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...