segunda-feira, 14 de março de 2016

14 DE MARÇO - ALEXANDRE BRAGA (pai)

EFEMÉRIDEAlexandre José da Silva Braga (pai), advogado, orador, político, poeta e jornalista português, nasceu no Porto no dia 14 de Março de 1829. Morreu na mesma cidade, em 9 de Maio de 1895.
Irmão do poeta Guilherme Braga e pai do escritor e tribuno republicano Alexandre Braga (filho), Alexandre Braga (pai) foi filiado no Partido Republicano Português Fez parte da geração romântica da década de 1850, juntamente com Camilo Castelo Branco.
Cursou Direito na Universidade de Coimbra e foi um dos fundadores da revista “O Novo Trovador”. Em 1849, co-fundou também a revista portuense “Lira da Mocidade” e publicou a colectânea de poesias “Vozes de Alma”, representativa do ideário poético da sua geração, revelando influências de Alexandre Herculano, Lamartine e Victor Hugo.
Em 1856, foi igualmente um dos fundadores do jornal político “O Clamor Público”. Nos anos 1850, colaborou também na publicação “O Bardo e A Grinalda”, afastando-se depois da vida literária para se dedicar exclusivamente às suas funções de advogado e de orador.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...