quinta-feira, 17 de março de 2016

17 DE MARÇO - JOHANNES EWALD

EFEMÉRIDEJohannes Ewald, poeta e dramaturgo, um dos escritores dinamarqueses mais proeminentes do século XVIII, morreu em Copenhaga no dia 17 de Março de 1781. Nascera na mesma cidade em 18 de Novembro de 1743. As suas obras sofreram influências de Klopstock, Corneille, Shakespeare e de lendas nórdicas. Escreveu poesias, dramas e óperas, sendo um precursor do romantismo.
Fez estudos teológicos e combateu no exército prussiano durante a Guerra dos Sete Anos.
O êxito do seu elogio fúnebre ao rei Frederico V (1766) fez com que ele abandonasse a vida boémia e se lançasse na literatura. Entre os seus trabalhos mais famosos, contam-se o drama em verso “Adão e Eva” (1769); a primeira tragédia original da literatura dinamarquesa “Rodolf Krage” (1770); a comédia satírica “Arlequim patriota” (1772); e as óperas “Balders Død” (1774) e “Fiskerne” (1780). Uma das canções desta última ópera veio a ser o Hino nacional da Dinamarca.
Passou por uma depressão nervosa e atravessou uma crise mística que o levou a escrever muitos poemas de inspiração religiosa. Morreu prematuramente, vítima do álcool e do reumatismo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...