domingo, 20 de março de 2016

20 DE MARÇO - JOSÉ MOREIRA

EFEMÉRIDEJosé Filipe da Silva Moreira, futebolista português, nasceu em Massarelos, Porto, no dia 20 de Março de 1982. Joga na posição de guarda-redes. Curiosamente, foi o pai que o convenceu a ir para as balizas, pois Moreira – na infância – preferia jogar a avançado.   
Jogava no SC Salgueiros com 15 anos de idade, quando um “olheiro” o referenciou ao SL e Benfica. Vinculou-se ao clube da Luz, mas só rumou a Lisboa dois anos mais tarde.
Mostrou talento nos juniores e, aos poucos, foi sendo chamado à equipa principal, onde se cruzou com Michel Preud'Homme que, nessa época estava em final de carreira. Depois, teve pela frente Robert Enke que ao transferir-se para o FC Barcelona (2002), lhe possibilitou finalmente a oportunidade de se tornar titular. Lançado por Toni, treinador de então, cedo mereceu o respeito e o carinho dos adeptos, que o consideravam o Iker Casillas português, por ser muito jovem e um excelente guarda-redes.
Foi internacional de Sub-17, Sub-18, Sub-19, Sub-20 e Sub-21. Em 1999, sagrou-se Campeão Europeu representando a equipa de Portugal de Sub-18. No ano seguinte, conquistou o Campeonato de Juniores pelo Benfica e venceu o Torneio de Toulon de Sub-20.
Depois de ter feito parte da lista de convocados para o Euro 2004 (2º guarda-redes), representou Portugal nos Jogos Olímpicos do mesmo ano, mas acabou por perder a titularidade da baliza benfiquista devido a diversas lesões. Posteriormente, passou a compartilhar a baliza do Benfica com um novo recruta da equipa encarnada – Quim.
Em Julho de 2011, após doze temporadas ao serviço do Benfica, transferiu-se para o Swansea City do País de Gales. Foi contratado depois pelo Athletic Club Omonoia Nicosia de Chipre, onde ganhou a titularidade até meio da época 2014/15. O clube cipriota, no entanto, devido a problemas financeiros, anunciou que não lhe iria renovar o contrato. Moreira representou então, ainda na época 2014/15, o Ermis Aradippou FC, também de Chipre. Na temporada 2015/16, regressou a Portugal para jogar pelo SC Olhanense.
Do seu palmarés fazem parte, em representação do Benfica, a Taça de Portugal 2004; os Campeonatos de Portugal de 2005 e 2010; a Super Taça de Portugal de 2005; e as Taças da Liga de 2009, 2010 e 2011.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...