quarta-feira, 30 de março de 2016

30 DE MARÇO - SEÁN O'CASEY

EFEMÉRIDESeán O'Casey (Sean O'Cathasaigh em irlandês), um dos principais dramaturgos irlandeses, nasceu em Dublin no dia 30 de Março de 1880. Morreu em Torquay, na Inglaterra, em 18 de Setembro de 1964.
Como socialista e nacionalista convicto, ele foi o primeiro dramaturgo irlandês a escrever sobre as classes populares urbanas do seu país. As suas peças são particularmente conhecidas também pelo tratamento simpático que ele dá às personagens femininas.
Seán cresceu num bairro operário, no norte de Dublin. Durante a infância, foi sempre fiel e muito próximo da Igreja da Irlanda, um elo que ele viria a quebrar quando começou a interessar-se pela política e se juntou à Liga Gaélica (1906). Foi então que mudou o seu nome de Sean O'Cathasaigh para Seán O'Casey. 
A sua “Trilogia de Dublin”, composta por 3 obras que escrevera antes, evoca os momentos chave da história irlandesa: a insurreição da Páscoa de 1916, a guerra da independência (1919/21) e a guerra civil que se seguiu à divisão do país.
O modo de falar dos seus personagens é muito próximo do utilizado pelas classes populares irlandesas. Em 1929, o escritor W. B. Yeats recusou-se a apresentar a peça “ The Silver Tassie” no Teatro da Abadia, temendo as reacções do público. O’Casey partiu para Inglaterra, onde ficou até ao fim dos seus dias.
Escreveu cerca de 30 peças de teatro (1917/61) e seis registos autobiográficos (entre 1939 e 1954). O filme “O Jovem Cassidy” (1965), de John Ford e Jack Cardiff, descreve o princípio da vida de Seán O'Casey em Dublin. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...