terça-feira, 26 de abril de 2016

26 DE ABRIL - CAETANO DA COSTA ALEGRE

EFEMÉRIDECaetano da Costa Alegre, poeta de nacionalidade portuguesa e origem cabo-verdiana, nasceu em São Tomé no dia 26 de Abril de 1864. Morreu em Alcobaça, em 18 de Abril de 1890.
Em 1882, mudou-se para a Europa e frequentou as aulas de uma escola de Medicina em Lisboa, com a finalidade de se formar como médico naval. Morreu vítima de tuberculose antes de poder atingir tal objectivo. Tinha apenas 25 anos de idade.
Em 1916, um seu amigo, o jornalista Cruz Magalhães, publicou a poesia escrita por Costa Alegre durante os seus oito anos de estadia em Portugal (“Versos”). A obra, escrita num estilo romântico, popular na época, teve êxito imediato pela forma como ele celebrara as suas origens africanas, expressara a nostalgia do estilo de vida de São Tomé e descrevera o sentimento de alienação em que se encontrava a sua raça.
Costa Alegre expressou a sua tristeza por ter sido recusado por uma mulher branca devido à cor da sua pele, numa das primeiras tentativas de um poeta africano para abordar temas raciais.
Utilizando um estilo diferente do europeu, os seus temas preferidos fazem dele um precursor dos escritores e poetas africanos, que abordaram posteriormente os problemas raciais e as recordações nostálgicas do passado (no seu caso, as suas reminiscências de São Tomé).
Encontra-se colaboração sua nas revistas “A imprensa” (1885/1891) e “A Leitura” (1894/1896), alguma publicada a título póstumo.
A sua poesia tornou-se ainda mais conhecida ao ser publicada no “Almanach de Lembranças Luso-Brasileiro” (1893) e na “História Ethnographica da Ilha de S. Tomé”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...