sexta-feira, 8 de abril de 2016

8 DE ABRIL - KARLHEINZ DESCHNER

EFEMÉRIDEKarlheinz Deschner, de seu verdadeiro nome Karl Heinrich Leopold Deschner, escritor e historiador alemão, morreu em Haßfurt no dia 8 de Abril de 2014. Nascera em Bamberg, em 23 de Maio de 1924.
Ficou famoso com a sua série de dez volumes “História Criminal do Cristianismo” publicada entre 1986 e 2013. Nesta obra, criticou o Cristianismo em geral e a Igreja Católica em particular. Curiosamente, o pai era católico e a mãe era protestante, tendo-se convertido posteriormente ao catolicismo.
Karlheinz deu mais de 2 000 conferências, tendo escrito novelas, ensaios, aforismos e livros com críticas sociais e literárias.
Os contratempos começaram para ele em 1971, quando foi levado a um tribunal de Nuremberga, acusado de ter «insultado a Igreja». Foi absolvido, mas somente nos anos 1980 os seus escritos começaram a ser largamente difundidos noutros países europeus. Os trabalhos de sua autoria circularam então profusamente em Espanha, na Suíça, em Itália, na Polónia e na Noruega. Iniciou, ainda nos anos 1970, a elaboração da obra que o tornaria famoso (“História Criminal do Cristianismo”). Como apoios tinha apenas os amigos e alguns leitores. Em 1986, finalmente, o industrial alemão Herbert Steffen começou a patrocinar a publicação dos seus trabalhos.
Obteve vários galardões, como o Prémio Arno Schmidt em 1988, o Alternative Büchner Prize e o International Humanist Award em 1993. Em 2001, recebeu ainda o Prémio Fischer e o Prémio Ludwig Feuerbach. De assinalar que nenhuma das suas obras foi traduzida para a língua inglesa. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...